Os dados surpreendentes do Marketing Digital

Sempre que o mercado apresenta novos dados e estatísticas sobre o mercado digital, os profissionais da área correm em busca de informações inovadoras. Para frustração de alguns de nós, muitas vezes essas informações são um […]

Sempre que o mercado apresenta novos dados e estatísticas sobre o mercado digital, os profissionais da área correm em busca de informações inovadoras. Para frustração de alguns de nós, muitas vezes essas informações são um lugar comum, que pouco agrega na avalanche de dados que recebemos todos os dias. Alguns players importantes da área de web analytics e web metrics (fique de olho neles, os links estão no post!) publicaram estatísticas muito interessantes na semana passada, veiculados pela Mashable e pela Hubspot. É claro que o Marketing Drops não poderia ficar fora dessa!

Confira alguns dados surpreendentes sobre Marketing Digital e Interativo:

  • Número de publicações e engajamento são inversamente proporcionais no Facebook. Aumenta o número de publicações por dia, diminui a interação! Já sabemos que posts frequentes são importantes para o EdgeRank, mas segundo a Track Social, quando uma marca publica duas vezes ao dia, a segunda publicação tende a receber somente 57% das curtidas e no máximo 78% dos comentários que uma única publicação receberia. Para comprovar se isso funciona também com a sua marca, há somente uma saída: testes. Experimente e comprove se essa estatística de cair o queixo se encaixa na sua realidade.
  • De acordo com a Epsilon, A taxa de click through (CTR) em mensagens disparadas por ferramentas automatizadas é 119% maior do que em e-mails disparados de forma amadora, naquelas listas imensas e que nem sempre usam cópia oculta. A dica aqui é unir personalização – funcionalidade que a grande maioria das ferramentas oferecem – com automação, desfrutando do melhor dos dois lados.
  • Em média, as empresas respondem a apenas 30% dos fãs em mídias sociais, segundo a Factbrowser. Como parece que o engajamento e interesse em atender ao cliente é raro, aproveite a oportunidade de diferenciação e crie laços fortes com seu público social, interaja, pergunte, efetivamente relacione-se!
  • Segundo a OPA, um usuário médio de tablet gasta cerca de 14 horas por semana com o dispositivo. Este tipo de dado é muito importante para entender o comportamento do usuário e a diferença entre light e heavy users.
  • 64% dos donos de smartphones e tablets estão usando seus dispositivos móveis para fazer compras online (Fonte: eDigitalResearch).  Se você vende produtos pela Internet, é hora de  direcionar campanhas específicas para esse público. Momento oversharing: Há duas semanas fiz minha primeira compra online através do iPad e a experiência foi fantástica, muito mais satisfatória para mim do que em um PC. Confesso que pensei: “Será que essa loja está medindo isso? Está realmente preparada para clientes que usam tablets?”
  • A Ipsos divulgou que 20% dos usuários do Facebook compraram algo por causa de anúncios ou comentários de amigos sobre determinado produto! Isso é realmente expressivo! A grande sacada aqui é saber dosar publicidade paga com envolvimento “orgânico”.
  • De acordo com a Display Research, 27% dos televisores comercializados pelo mundo inteiro no 1º trimestre de 2012 tem conexão à Internet. Esta funcionalidade está se tornando padrão para todos os dispositivos! Aqui vale falar sobre um ponto que merece um post à parte: O efeito duas telas. Como é isso? O usuário que assiste TV e, através do smartphone, usa as mídias sociais. Já repararam como grandes eventos televisivos tendem à estar no TT?
  • Até 2016, mais da metade do que for gasto no varejo americano terá sido influenciado pela web (Fonte: Forrester Research). O comportamento de compra é modulado pela cultura online, garanta que sua marca tenha presença  digital para usufruir dessa tendência.
  • De acordo com o Marketing Science Institute, menos de 0,5% de fãs de marcas no Facebook interagem ou se envolvem com a marca que curtiram nessa mídia social. Aqui existem duas hipóteses. A primeira, mais óbvia: as marcas não estão fornecendo o tipo certo de conteúdo. A outra, mais difícil de medir: os fãs que podem até mesmo curtir a marca no Facebook, mas preferem interagir com seus verdadeiros amigos!
  • A pesquisa realizada pelo Twitter sobre os 1.000 termos com maior volume de buscas simultâneas (Twitter Search) apontou que 17% deles dura menos de uma hora. Que insight essa estatística nos proporciona? Frequência é importante para os usuários de Twitter!
  • Segundo a BusinessWeek, 40% das contas e 8% das mensagens em mídias sociais são spam. É importante lembrar que as baixas taxas de aderência à e-mail entre jovens – sim, o e-mail está morrendo – são fortemente moduladas pelo volume de spam. É muito importante evitar isso em canais sociais e interativos! Se a sua marca faz spam e não dá a menor importância ao opt in, cuidado!
  • O Youtube divulgou que seus usuários assistem mais de 3 bilhões de horas de vídeo por mês! A dica aqui é entender que os vídeos dessa mídia precisam de forte apelo e curta duração. Os vídeos mais bem sucedidos são aqueles com menos de dois minutos.
  • A Nielsen publicou um dado surpreendente: cerca de 1 em cada 3 blogueiras são mães. Lembram do “Fenômeno Justin Bieber“? Mães são fortes influenciadoras e merecem a atenção da sua marca.
  • De acordo com a Experian, 91% dos adultos que possuem conexão com a Internet usam mídias sociais regularmente. Social Media faz parte da nossa cultura, do nosso comportamento e da comunicação. Sua marca está preparada para isso?

Impressionados?! Compartilhe com o Marketing Drops dados surpreendentes ou alguma experiência que você ou sua empresa tenham vivido em Marketing Digital! :)

Foto de capa por Igor Ovsyannykov

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