Comunicação, Microsoft na Veia e o Poder do Compartilhe

De uns tempos para cá, um novo movimento da Comunicação Integrada Microsoft vem atraindo a atenção dos profissionais de Marketing Interativo. Em uma estratégia clara de deixar sua imagem mais cool, a Microsoft tem investido […]

De uns tempos para cá, um novo movimento da Comunicação Integrada Microsoft vem atraindo a atenção dos profissionais de Marketing Interativo. Em uma estratégia clara de deixar sua imagem mais cool, a Microsoft tem investido em comunicação alinhada à conceito. O desenvolvimento de produto acompanhou e deu o tom da estratégia central, está aí o tablet Surface para comprovar.

O vídeo para TV do IE9, veiculado na TV aberta e paga, é o tipo de comercial conceitual que faz brilhar os âmagos publicitários de cada um de nós. Confira:

Uma iniciativa sensacional foi o projeto em parceria com a banda The XX (no post do Brains9 você encontrará os detalhes do projeto). Além do apelo publicitário, existe algo muito importante nessa campanha: ela nos faz pensar sobre o poder do share, especialmente em redes sociais. Enquanto o usuário ouvia, via streaming, o som do disco Coexist, podia acompanhar a “viagem” dos compartilhamentos ao redor do mundo. O interessante é que a plataforma permitia apenas um compartilhamento por pessoa! Você já havia parado para pensar no poder que um simples compartilhe tem?

Outra vertente da Comunicação Integrada que a Microsoft utiliza é a figura do Relações Públicas, evangelizadores da marca que falam oficialmente, em nome da própria Microsoft. Essa estratégia também aparece no cuidado com a “Comunidade Microsoft“, que possui até badges para designar esses profissionais, os MVPs (Most Valuable Professionals) – um título que não se obtém fazendo provas. Os MVPs são escolhidos em meio à comunidades de usuários, por terem destaque pelo conhecimento técnico e também por serem atenciosos e generosos, contribuindo para a comunidade técnica sem esperar nada em troca.

Nos tempos de Bill Gates, essa estratégia começou a servir de benchmarking para outras empresas, que compreenderam a importância da figura do líder frente à comunidade e frente aos usuários.

Além do presidente da empresa, que hoje é o carismático Steve Ballmer, outros profissionais formadores de opinião são usados como relações públicas pela Microsoft, chamados de Technical Evangelists. Esse profissional é um porta voz da empresa e sempre fala de forma oficial, humanizando a marca.

Para entender melhor a aplicabilidade desse conceito, recomendo o Podcast #1 Microsoft na Veia, um bate papo que traz o technical evangelist Fabio Hara para conversar com especialistas da área de produto da KeepIT Informática – uma parceira de negócio da Microsoft. Segundo a KeepIT, o podcast Microsoft na Veia faz parte de um projeto maior que levanta a bandeira Microsoft.

No podcast são discutidas novidades sobre Windows Server 2012 e também são compartilhadas informações para aqueles que não acompanharam os Eventos IT Camp – outra estratégia matadora de comunicação da Microsoft, focada na comunidade que está em formação.

podcast-microsoft-na-veia

 Para fechar o post, vamos acompanhar o vídeo com apelo viral do lançamento do Windows 8, outra produção que merece nossa atenção em uma estratégia de lançamento de produto:

Foto de capa por Microsoft

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