Consultoria de Marketing Digital para pequenas empresas

É muito comum para um Consultor de Marketing ouvir comentários de empreendedores e proprietários de pequenas empresas como: “Mas a minha empresa é muito pequena, você pode me atender?” ou “Não sei se posso pagar […]

É muito comum para um Consultor de Marketing ouvir comentários de empreendedores e proprietários de pequenas empresas como: “Mas a minha empresa é muito pequena, você pode me atender?” ou “Não sei se posso pagar por um consultor, já que a minha empresa ainda é pequena”.

Sempre reagi com surpresa à esse tipo de comentário, afinal, contar com a presença de alguém de fora da organização, com conhecimento para bolar estratégias de mercado e aplica-las não tem relação com o porte, e sim com o desejo de sair do lugar, sabendo para onde se está indo.

O post de hoje tem como objetivo orientar os donos e gerentes de pequenas empresas a entender como funciona a aplicação de um projeto de Consultoria de Marketing Digital em organizações de pequeno porte e também como contratar um consultor de forma assertiva.

Boa leitura!

Como saber se minha empresa precisa de um Consultor de Marketing Digital?

O simples fato de haver esse questionamento já é um indicador dessa necessidade. Por se tratar de uma área bastante nova e em constante mudança, costuma ser difícil para os gerentes, diretores e donos de pequenas empresas acompanharem e colocarem em prática as possíveis estratégias de Marketing Digital. Todas as empresas vivem “na correria”, sejam grandes ou pequenas. A questão é que em micro e pequenas empresas as lideranças acumulam funções, tendo que reunir múltiplas competências (Financeiro, RH, Compras, Comercial, etc.). Na hora de falar em Marketing, costuma-se dar um jeito, sem muito planejamento, avaliando as ações conforme a necessidade. Até mesmo as agências de publicidade raramente prospectam os pequenos, atendendo-os com mais frequência quando são procuradas. Na hora de falar em digital e web, é um pouco mais complicado, afinal, é necessário conhecimento técnico para fazer acontecer e qualquer erro está mais exposto. Caso a empresa decida fazer uma FanPage no Facebook, por exemplo, e cometa um erro grave nesta rede, pode ser alvo de críticas ou até mesmo de uma crise em mídias sociais.

As possibilidades de crescimento de uma empresa através da Internet é enorme, mas isso traz algumas perguntas à tona:

  • Como estar na Internet e nas mídias sociais?
  • Quais canais, redes sociais, plataformas e anúncios devo escolher?
  • Como saber se minha empresa tem sucesso naquilo que vem fazendo na Internet?

Caso tenha respondido “não sei” para alguma delas, um Consultor de Marketing Digital pode auxilia-lo a encontrar essas respostas.

O que um Consultor de Marketing Digital fará na minha empresa?

O Consultor de Marketing Digital é uma figura ainda pouco conhecida, porque vem preencher um espaço que está entre o cliente, fornecedores e as agências – sejam elas digitais ou não. O consultor irá atuar na empresa com o primeiro objetivo de diagnosticar a situação atual dessa organização. É importante “tirar uma fotografia” da empresa, para então poder sugerir estratégias e ações pertinentes. Vamos supor que a empresa busque alcançar maior audiência em sua página de fãs no Facebook. Esse é um objetivo muito comum, mas poucas empresas sabem como faze-lo, sem erros. Cabe ao Consultor de Marketing Digital traçar objetivos coerentes com a realidade da empresa (com base no diagnóstico), definir estratégias de atuação, ações e indicadores de resultado. Além dessa parte mais teórica, o consultor também atua capacitando as lideranças e colaboradores a dar continuidade ao processo. Afinal, projetos de consultoria tem começo, meio e fim.

O consultor não concorre com a agência de publicidade do cliente, já que atuam em completa parceria. O trabalho da agência é criativo e envolve produção (e-mail marketing, banners, sites, etc.), já o do consultor, é gerencial. Ele vai entregar para a empresa a informação organizada em atas, planilhas, relatórios e muitos outros formatos. Isso auxiliará também a agência na hora de criar o que o cliente precisa, sem retrabalho.

O consultor orientará a empresa sobre a melhor forma de contratar seus fornecedores, como pedir pelos jobs de forma mais assertiva e também trará tendências e novidades do mercado digital para a empresa, que no corre corre tem dificuldade em conseguir informação nesse mundo tão dinâmico. Em suma, o Consultor de Marketing Digital auxilia a empresa a alcançar seus objetivos na Internet.

Quanto cobra um Consultor de Marketing Digital?

Ao contrário do que a maioria dos empreendedores pensa, um serviço de consultoria é viável financeiramente para empresas pequenas sim! O consultor precisa de uma entrevista preliminar para entender melhor a demanda e o cenário do cliente, para então, traçar uma estimativa de atuação. Dificilmente um consultor cobrará por hora, visto que existem problemas que são muito complexos, mas a partir da decisão tomada, são rápidos de resolver. Outros, muito mais simples, porém necessitam de muito mais tempo para uma resolução. Pode ser injusto cobrar pelos serviços dessa forma. Mas, cada caso é um caso! Justamente por isso, o consultor também adéqua seus honorários à realidade da empresa.

Fica difícil saber quanto cobrar sem entender a demanda, mas é fato que um consultor pode passar um orçamento de um projeto para uma empresa pequena, levando em conta a realidade financeira da mesma. Como a consultoria é um processo totalmente customizado, essa adequação já é pre-requisito de trabalho!

A dica é transparência! Se isso lhe preocupa como gestor, abra o jogo e deixe esse ponto claro para o consultor. Essa confiança mútua será necessária em todas as etapas do trabalho.

Quanto tempo dura uma Consultoria de Marketing Digital?

Isso depende muito do caso! De uma forma geral, é de praxe dividir os projetos em trimestres. Na web, em especial na área de SEO (Marketing de Busca – para estar bem colocado no Google), os primeiros resultados costumam aparecer em 6 meses. Com menos de 3 meses, quase nada pode ser feito. Claro que isso não é regra, porque existe a possibilidade da empresa ter uma questão muito pontual para resolver.

Espero que tenham gostado e entendido melhor a relação entre o Consultor de Marketing e a micro e pequena empresa. Até a próxima ;)

Foto de capa por Daniel Hjalmarsson

Escrever comentário sobre Consultoria de Marketing Digital para pequenas empresas

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

6 comentários abaixo sobre Consultoria de Marketing Digital para pequenas empresas

  • Fernando Henrique disse:

    Olá Camila, achei seu blog muito bom. Era o que eu estava procurando. Tenho uma agência de desenvolvimento web, onde fazemos sites, lojas virtuais e com campanhas no Google, otimização de sites, otimização de conversão. Este último é o que mais gosto, pois como nós mesmos fazemos os sites, pegamos alguns clientes que querem ter o melhor retorno com o site, otimizando a conversão, o número de entradas, ligações, etc… a parte de trabalhar com estatisticas, monitorar e melhorar…

    Tenho duas perguntas, se puder ajudar.

    Qual é a área que estuda e melhora a parte de métricas? Eu queria um curso com didatica mais prática com exemplos, ai fica muito mais fácil de entender.

    E a outra dúvida é, quanto que se deve cobrar por um setup inicial. Eu vejo vários posts em blogs que falam que vão falar do assunto e passar o valor, mas fica nessa de falar que depende do caso, depende do valor da sua hora, etc.. isso já sabemos, queremos algo real, um exemplo, não precisa ter o nome da empresa divulgado. Mas um exemplo, tipo, fizemos uma analise do porque o cliente X para que ele possa alavancar os contatos recebidos pelo site, com isso, aumentamos em 6% a taxa de conversão do cliente. Isso custou XXXX. E por quanto tempo se cobra isso. Porque estamos apanhando muito em relação a valores. Se puder.

    Valeu e muito bom o blog. Estamos legando todos os posts.

    • Camila Renaux disse:

      Oi, Fernando Henrique!

      Tudo bem?

      Fico feliz em saber que gostou do conteúdo do meu blog e também por saber mais sobre a sua vivência profissional, especialmente a focada em conversão, que é uma área muito apaixonante do Marketing Digital.

      Sobre a área de métricas, também chamada de Web Metrics e Analytics, recomendo o curso online da Agência Mestre, que apesar de ser focado em Google Analytics, passa muita coisa de estratégia.

      Sobre sua dúvida, não tenho como sair do lugar comum de dizer que depende. A formação de preço em serviços não é algo tão simples assim, ela depende dos seus custos, do valor cobrado pelo mercado (concorrência), da sua estratégia de atuação (ganhar mercado, referência, etc.) e até mesmo do seu nível de serviço (exclusivo, padronizado, etc.). Isso não é um discurso vazio, é uma constatação mercadológica. Aqui neste link do Portal Sebrae existem vídeos e textos que podem auxilia-lo, basta fazer um cadastro. Link: http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/Pre%C3%A7o-de-venda

      Apareça sempre! :)

      Abraços,

      Camila

  • Silas disse:

    Muitas verdades nesse artigo! Eu estava pesquisando um pouco sobre o assunto, seu conteúdo está de altíssima qualidade!

  • Alcione de oliveira 19.992160258 disse:

    Camila, b dia. Dou alcione de oliveira e preciso de apoio para desenvolver conteudos para venda na internet. Estou tendo dificuldade de desenvolver sozinho. Preciso de um formato criativo. V da esse suporte?