Instagram: Estratégias de Sucesso com o Reels

O Reels é a nova funcionalidade do Instagram para substituir o antigo Cenas e trazer um formato de conteúdo super inspirado no Tiktok: rápido, leve e dinâmico. Outra semelhança é o grande potencial de alcance […]

O Reels é a nova funcionalidade do Instagram para substituir o antigo Cenas e trazer um formato de conteúdo super inspirado no Tiktok: rápido, leve e dinâmico. Outra semelhança é o grande potencial de alcance orgânico, capaz de quebrar o algoritmo e potencializar o alcance do seu conteúdo.

A ferramenta de criação do Reels está ligada ao Stories. Permite criar vídeos de até 15 segundos e inclui as funções de filtro, temporizador, trilha sonora e texto. Uma vez publicado, o Reels aparece no feed, mas também fica armazenado em uma aba específica do seu perfil. O vídeo ainda tem grande potencial de aparecer no Explorar do Instagram, já que é o formato favorito do algoritmo no momento e, portanto, uma super oportunidade para marcas e profissionais.

Por ter a funcionalidade similar ao Tiktok, muita gente ainda tem receio de explorar o Reels com medo de ter que fazer dancinhas ou conteúdos de humor, mas assim como tudo que publicamos, é possível adaptar o conteúdo de forma coerente com seus objetivos e posicionamento. O mais importante é não esperar que todos estejam fazendo para correr atrás da adaptação. Comece agora para aproveitar o grande Buzz da novidade.

Confira algumas estratégias para garantir autoridade e credibilidade com a ferramenta:

  1. Dicas rápidas

Use sua câmera traseira para filmar dicas relacionadas ao seu produto ou serviço. Em meu Instagram usei esse artifício para mostrar um exemplo de marca instagramável e o resultado foi um vídeo super profissional e com benefício prático para minha audiência.

  1. Coreografia

Esse também é um formato que me desafiou, mas o famoso movimento de apontar para as dicas faz muito sucesso e foi um dos Reels com maior número de interações em meu perfil. Para ficar coerente com meu jeito de ser e objetivos, usei a coreografia de forma descontraída, mas discreta. Esse é o segredo para dar certo: precisa ter coerência com sua atuação profissional, entender sua construção de marca, conhecer seu público e ser fiel à sua essência.

Meu curso online Instagram para Marcas traz esses conceitos de uma forma mais aprofundada e com ferramentas para você por na prática e potencializar seus resultados. Se você quer aprender melhor sobre como desenvolver e aplicar estratégias, entre na lista de espera para receber em primeira mão o aviso sobre a próxima turma que está vindo aí.

  1. Tutorial:

Esse formato pode mesclar sua imagem em uma introdução curta e usar a gravação de tela do celular para apresentar uma ferramenta ou um passo a passo. Para ter esse resultado, você pode usar dois aplicativos gratuitos que gosto muito: o Canva vai inserir sua gravação de tela em um template bonito e o InShot vai unir esses dois vídeos – o que você consegue fazer também diretamente no Reels, mas com um pouco menos de precisão.

Essas são apenas algumas ideias de como você pode explorar o Reels. Seja qual for o formato do seu conteúdo, a dica é sempre que possível usar texto, considerando que 50% da audiência consome vídeos sem som.

Se você busca mais alcance, mais engajamento e mais seguidores, essa funcionalidade é ideal para sua estratégia! Espero que se sinta mais confiante para começar a explorar o enorme potencial do Reels.

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