3 passos para conseguir delegar e ter resultados

O ato de delegar e passar poderes para alguém fazer algo por você é uma das muitas formas de crescimento. Quando delegamos, agregamos novas visões ao mesmo processo, criando novas perspectivas e isso tende a […]

O ato de delegar e passar poderes para alguém fazer algo por você é uma das muitas formas de crescimento. Quando delegamos, agregamos novas visões ao mesmo processo, criando novas perspectivas e isso tende a acrescentar mais valor ao seu negócio. Isso pode acontecer internamente, onde você vai delegar para alguém do seu próprio time ou externamente, delegando para um fornecedor, por exemplo.

Ao delegar, automaticamente nos especializamos, pois passamos a focar no que realmente interessa e quando há foco, executamos melhor o que estamos fazendo. Muitas vezes, na tentativa de controlar a situação, nos autosabotamos ao bater na mesma tecla, impedindo que alcancemos nosso máximo potencial. Passar essa responsabilidade adiante é uma forma inteligente de solucionar esse problema.

Através de perguntas, vamos identificar 3 sinais de que chegou a hora de você delegar.

  • Faço isso rápido?

Essa é para você que não tem tempo de fazer tudo que precisa e sempre se sente sobrecarregado. É muito provável que você esteja ocupando o seu tempo de forma errada e acumulando atividades. Sempre que pretendo executar alguma coisa, me pergunto ‘’Será que eu faço isso rápido?’’. Se a resposta for não, é muito melhor que eu otimize o meu tempo, investindo em algo realmente estratégico e que vai fazer diferença para o meu negócio. Se a sua resposta for ‘’não’’, é hora de delegar. 

  • Faço isso bem?

Se os seus processos não estão funcionando e seus clientes reclamam de falta de qualidade, você deve se questionar se seu serviço está sendo bem feito. Dificilmente alguma iniciativa de marketing vai se igualar à estratégia de indicação e recomendação, pois para isso, seu serviço deve ser de extrema qualidade para que então outra pessoa que não seja você possa fazer uma recomendação. Para garantirmos que nossos serviços sejam sempre indicados e recomendados temos que garantir, antes de mais nada, a qualidade dos nossos processos. Se você não está dando conta das demandas, provavelmente sua qualidade está caindo, seu cliente está reclamando e os problemas começam a surgir. Se estiver nessa situação, vale questionar se não há outra pessoa mais capacitada que possa executar de uma forma muito melhor. 

  • Gosto de fazer?

Agora, se o seu problema for falta de motivação, se sente desanimado e quer desistir, questione se você gosta do que está fazendo. Quando nosso dia é repleto de atividades que não gostamos mas temos a obrigação de fazer, não há motivação que nos leve pra frente. Você fica preso a uma sensação ruim de que não consegue vencer. Ao delegar uma dessas atividades, sobra ainda mais tempo para você investir no que realmente gosta e lembre-se: onde colocamos prazer de fazer o que gostamos, o resultado acaba aparecendo rapidamente. 

Essas foram perguntas cruciais para que eu começasse a obter resultados com os meus vídeos. Antes de terceirizar a atividade de edição, por exemplo, eu vivia reclamando que não gostava de fazer aquilo e consequentemente ficava desmotivada a ponto de não ter vídeos para compartilhar nas redes sociais, além de que, a forma que eu fazia não era atraente para conquistar mais seguidores e inscritos. 

E para você que tem certeza que o momento de delegar chegou mas não tem dinheiro para começar, vale lembrar de uma frase que eu mesma constatei na prática: ‘’eu também não tinha dinheiro para delegar, mas assim que deleguei, passei a ter’’.

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