Shadowban no Instagram | Estratégias que funcionam

Shadowban, também conhecido como a geladeira do Instagram, é o bloqueio total ou parcial da sua conta. Pode acontecer com perfis pessoais, mas é muito mais problemático quando acontece em perfis comerciais ou de criadores […]

Shadowban, também conhecido como a geladeira do Instagram, é o bloqueio total ou parcial da sua conta. Pode acontecer com perfis pessoais, mas é muito mais problemático quando acontece em perfis comerciais ou de criadores de conteúdo, justamente por ter um negócio envolvido. Muitas empresas e criadores de conteúdo usam o Instagram como uma plataforma de Marketing e passam muito tempo construindo audiência, por isso é importante evitar problemas que possam bloquear a sua conta. 

Para entender melhor o que é shadowban, é preciso entender que o Instagram é uma empresa que possui diretrizes e termos de uso. Elas estabelecem as boas práticas e normas dessa comunidade. Quando alguém não obedece essas regras, o Instagram penaliza essa conta, podendo ser através de bloqueio parcial ou total. O efeito mais comum no shadowban é a limitação do alcance. É comum ver contas com grandes números começarem a oscilar e perder engajamento, e para entender como isso acontece vamos relembrar quais são as diretrizes e boas práticas dentro da rede social.

  • SPAM

A primeira diretriz é evitar SPAM. Toda marcação de pessoas de forma exagerada é considerada uma prática de SPAM e um dos exemplos mais comuns são os famosos sorteios. Ao pedir para marcar pessoas num post de sorteio o Instagram fica em alerta quando percebe que o seu perfil está sendo inundado com comentários e marcações de outros usuários. Dessa forma, pode haver limitação de alcance das suas publicações. Sorteio não é uma prática proibida, mas a mecânica do ato pode resultar em shadowban.

  • Automação

Os meios de automação mais comuns para Instagram são os robôs que seguem e deixam de seguir usuários. Esses robôs também possuem outras funções, como respostas automáticas em inbox, engajamento fake e etc. Apesar de muitas pessoas ficarem encantadas com essa mágica, o Instagram não autoriza o uso muito acentuado deste tipo de automação. Geralmente as consequências não chegam de forma imediata. Os seus resultados, antes impressionantes, começam a cair cada vez mais e é impossível não sentir os efeitos do uso indevido deste tipo de robô.

  • Compra de seguidores 

Para quem compra seguidores, o efeito do shadowban é bem comum. Ao comprar usuários falsos, uma grande movimentação de chegada na sua conta é detectada e o Instagram entende imediatamente que há algo errado, limitando o alcance ou bloqueando o seu perfil permanentemente. 

  • Hashtags

O uso exagerado de hashtags também chama a atenção do Instagram. A prática antiga de colocar 30 hashtags na legenda, depois mais 30 no primeiro comentário, usando hashtags genéricas e muitas vezes sem relação com o conteúdo é extremamente prejudicial para seu desempenho na rede social. No caso das hashtags, é importante observar que não é só a questão da tecnologia por trás do Instagram que atrapalha, pois existem muitos usuários reais que não gostam do excesso de hashtag e que provavelmente vão denunciar o perfil. Denúncias também podem levar ao shadowban. No meu curso de Instagram para marcas e profissionais eu ensino como trabalhar com hashtags da melhor forma e você também pode conferir um vídeo no youtube para entender melhor o cenário de hashtags na rede social. 

  • Direitos Autorais

Contas comerciais e de criadores de conteúdo não possuem a mesma lista de músicas no Instagram para Reels e Stories. Direito autoral é algo levado a sério pelo Instagram, que precisa pagar royalties para os artistas e por esse fato, um certo conflito surgiu quando as contas profissionais começaram a usar o recurso. Eu tenho um conteúdo no meu Instagram, @camilarenaux, explicando mais sobre o sticker de música e shadowban. Uma dica importante é que marcas e criadores de conteúdo devem sempre usar músicas livres de direitos no Instagram. 

Mas afinal de contas, shadowban tem solução? 

Eu vou ser super transparente e compartilhar diversas vivências de quem vê todos os tipos de caso. Já aconteceu de contas serem desbloqueadas dentro de 24h, como também já aconteceu de contas muito grandes que tiveram seu alcance reduzido drasticamente mas que em questão de uma semana tudo voltou ao normal. Já aconteceu também de casos onde algumas contas que atualmente estão trabalhando conforme as diretrizes do Instagram mas que ainda sofrem as consequências por terem comprado seguidores há um tempo. Aqui vão algumas ideias de ações que vocês podem tomar para sair do shadowban ou ao menos tentar reverter parcialmente esses efeitos.

  • Uma coisa que costuma ajudar é deslogar as contas de qualquer tipo de ferramenta de automação, mesmo as que são permitidas, como por exemplo as de agendamento de publicações. O ato de agendar um post não leva a nenhuma prática de SPAM, mas por via das dúvidas, quando se está em shadowban, é importante se desvincular de todas as contas de automação e deixar seu perfil inativo por 48h.
  • Se o que desencadeou o shadowban foi o uso de alguma hashtag banida, a dica é exclui-la de todos os conteúdos possíveis.
  • O que pode ajudar em alguns casos é migrar para uma conta pessoal antes de seguir qualquer uma das dicas vistas anteriormente. Vale lembrar que em caso de anúncios ativos ou catálogo de produtos (a sacolinha), ao migrar para a conta pessoal, todas as marcações e anúncios vão parar de funcionar e haverá algumas situações com as métricas. Essa ação deve ser feita em uma situação super extrema e não é a mais recomendada, mas como dito anteriormente, funciona em alguns casos. 
  • Uma coisa que realmente ajuda a partir do momento que você já entende os erros cometidos no passado é intensificar os conteúdos que dão um up no algoritmo. Comece a fazer lives e usar as ferramentas novas do Instagram como o reels, por exemplo. Aposte em gerar mais engajamento através dos seus conteúdos e tenha em mente que esses passos acontecerão gradualmente, então tenha paciência e não desista. 
  • A criação de anúncios é uma boa opção para trazer um público qualificado para a sua base de clientes e dessa forma gerar resultados concretos.
  • Entre meus alunos e clientes, já vi inúmeros casos de quem decidiu começar do zero. De nada adianta manter uma conta com milhares de seguidores se não há engajamento e ninguém comenta nada. Existem vários exemplos de profissionais e marcas que não possuem um número tão expressivo de seguidores e ainda assim conseguem um excelente resultado, gerando negócios no Instagram.

Tudo isso é o que eu ensino no meu curso online de Instagram para marcas e profissionais, onde eu garanto que seguindo todos os passos, os resultados começarão a surgir e seu desempenho no Instagram vai melhorar muito.

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