O algoritmo que lute | 3X mais resultados no Instagram

Existe uma estratégia muito prática de ser aplicada e que é pouco utilizada no Instagram: os rituais. São eles que te ajudarão a melhorar o seu engajamento e de quebra conquistar novos seguidores. Os rituais […]

Existe uma estratégia muito prática de ser aplicada e que é pouco utilizada no Instagram: os rituais. São eles que te ajudarão a melhorar o seu engajamento e de quebra conquistar novos seguidores.

Os rituais são as ações que repetimos dentro da nossa rotina e para as quais atribuímos um significado especial. Elas são muito utilizadas por atletas de alta performance, para que entrem em modo automático no dia de uma competição, o que reduz o estresse e a ansiedade. 

Nós também podemos ter esse mesmo efeito utilizando rituais no nosso dia a dia. É muito mais fácil criarmos um novo hábito a partir de um já existente. Por exemplo, se você quer começar a se exercitar pela manhã, deve pensar da seguinte maneira: ‘’Vou acordar, escovar os dentes e sair para me exercitar’’, pois você já possui o hábito de escovar os dentes e o novo hábito se torna muito mais automático e fácil de ser criado.

Os rituais também são poderosas ferramentas de marketing. Um exemplo são os produtos que possuem etapas, como os cosméticos de cuidado com a pele. Além de ser mais fácil de criar o hábito, também começamos a trazer um significado para aquela rotina e aquele momento. Não é mais um produto para a pele, é um ritual, um cuidado, um momento só seu. A partir disso, é mais fácil ficar fidelizado a esse produto que passa a fazer parte da nossa vida. 

Além deste modelo ligado a produtos, podemos usar os rituais dentro do Instagram para ajudar nossa audiência a se conectar conosco, melhorar nosso engajamento e até conseguir novos seguidores.

  • Rotina e Planejamento

A primeira maneira de colocar isso em prática é criar uma rotina e um planejamento dentro da sua pauta, que consequentemente vai trazer a linearidade de um conteúdo aguardado pelos seus seguidores. Muitas vezes a sua audiência não vai ter essa consciência de uma forma tão direta, mas inconscientemente vão perceber um certo padrão e criar o hábito de estar presente e priorizando o que você publica. O modelo de pauta que será apresentado em seguida é uma metodologia própria, desenvolvida por mim mesma. Se quiser aprender todos os detalhes, deixo o convite para participar do meu Curso Online Instagram para marcas e profissionais onde ensino meus alunos a aplicar esse modelo na vida real. 

  • Cada dia, um tema

Esse tema deve ser escolhido dentro do contexto da sua audiência. Eu, por exemplo, toda segunda-feira entrego um conteúdo de aprendizado para realmente ensinar quem me acompanha. Na terça-feira dou uma dica prática, de algo que você vai poder fazer e ter resultado muito rápido. Na quarta-feira entrego um tutorial, na quinta-feira é o momento de divulgar alguma dica de ferramenta e sexta-feira é o momento de distrair, engajar e direcionar os seguidores para uma enquete e um conteúdo colaborativo. No sábado trago mais conteúdo relevante e no domingo é o momento de trazer inspiração e motivação, com conteúdos que farão você começar a semana com o astral lá em cima. Esse modelo de inspirar e fazer o aprendizado ser divertido faz parte do DNA da minha maneira de pensar e de fazer marketing digital a mais de 15 anos. 

Descubra de que forma você pode trazer um tema por dia da semana, organizando o seu cronograma e tornando o seu planejamento mais intuitivo.

  • Mostre os seus rituais

Uma maneira mais profunda de usar rituais é começar a mostrar os seus próprios através dos stories. Mesmo em momento de distanciamento social, eu acordo e me arrumo para começar o dia com alto astral. Sempre começo com uma meditação e consumindo um conteúdo que me deixa energizada com o dia que vai começar. No caso, eu uso um oráculo que ganhei de presente e compartilho a mensagem diária com meus seguidores. Eu também aproveito para mostrar minha agenda e então tiro um momento para responder os seguidores. Compartilhar meus rituais pela manhã tem trazido resultados incríveis e quero que você também aplique pra ter esses mesmos resultados. 

Eu também tenho dentro da minha pauta as caixinhas de perguntas, que funcionam como uma espécie de consultoria gratuita. No domingo eu abro a caixinha e compartilho as respostas aos poucos ao longo da semana, aumentando assim o meu engajamento. 

  • Tenha uma pausa merecida

Tenha seus momentos de foco total mas não esqueça daquela pausa para relaxar, tomar um café ou fazer algo que você gosta. Eu tornei essa pausa merecida, um ritual diário onde mostro aos meus seguidores o que faço nesse momento de descanso. Outro ritual que criei sem pretensão, foi o momento se joga e as pessoas começam a comentar e me mencionar, compartilhando experiências baseadas nas dicas que eu dei.  Quando as pessoas que te acompanham começam a te mencionar nos stories, os seguidores dessas pessoas começaram a te notar e se interessar no seu conteúdo, criando assim a possibilidade de conseguir novos seguidores. 

Mapear esses rituais e aplicá-los no seu cronograma vai te ajudar a ter mais flexibilidade, engajamento e ainda conseguir mais seguidores. Agora que você já sabe o que deve fazer, o próximo passo é agir! O que traz resultados de fato é a ação, então comece a planejar os seus rituais e trazer um significado especial, pois isso vai ajudar em todas as suas estratégias no Instagram.

 

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