O papel das redes sociais na enchente em #Blumenau

Na última quinta feira (08/09/11) a Defesa Civil de Blumenau – cidade natal do Marketing Drops – começou a divulgar os boletins de alerta para enchentes. Esses relatórios com a medição do Rio Itajaí-Açu são […]

Na última quinta feira (08/09/11) a Defesa Civil de Blumenau – cidade natal do Marketing Drops – começou a divulgar os boletins de alerta para enchentes. Esses relatórios com a medição do Rio Itajaí-Açu são postados na Internet e em tempos de chuva viram obsessão para os blumenauenses. Com o medo de nova catástrofe gerando milhares de acessos, os servidores caíram.

Uma incrível massa de tweets e posts no Facebook começou, e entre eles, estava a divulgaçao do blog CHUVÔMETRO – um sistema de medição não oficial, mas extremamente assertivo. Estava lançada a pedra fundamental das mídias sociais nas grandes catástrofes: a população recorre à web para informação e lá, quem gera a notícia é o usuário. Oficial ou não, pouco importa.

Uso das redes sociais na cobertura da enchente em Blumenau

Um morador recebeu um telefonema informando que parte de sua família estava ilhada, buscando abrigo no telhado da casa e que, entre os adultos, haviam 3 crianças. Sem sucesso com a Defesa Civil, postou o pedido de socorro no Twitter. Confira um trecho da viralização da mensagem até a resposta oficial – via Twitter da Prefeitura de Blumenau:

Moradores pedem socorro via Twitter na enchente em Blumenau

 

Um outro ponto interessante é o uso das hashtags #EnchenteBlumenau #ChuvasSC. Voluntários filtravam os tweets pelas hashtags para que pudessem resgatar quem precisasse de auxílio!

Para aqueles que ficaram sem luz ou sinal wi-fi, os celulares foram a plataforma utilizada, que podiam ser carregados nos carros, ilhados em meio ao caos. O próprio Marketing Drops sofreu com isso:

Tweet relata a situação em Blumenau durante a enchente

Pelo Facebook e pelo Twitter, o pedido era que fotos e informações fossem postadas. Por que? Para informar, alertar os ilhados sobre a situação. O usuário fez o papel do jornalista. Tá aí o grande paradigma das redes sociais: cada um de nós é mídia. E tudo isso em tempo real.

O uso do Facebook na enchente de Blumenau em 2011

 

Facebook é usado como plataforma de informação na enchente de Blumenau

 

O Youtube também foi usado pelos blumenauenses:

Uso do Youtube para informar sobre a enchente em Blumenau

Os próprios jornalistas de emissoras como a Ric Record e RBS TV (Globo) buscavam resultados nas redes sociais para divulgar nos boletins e plantões. É o fluxo de informação mudando e a estratégia de conteúdo virando centro das atenções. O Portal R7 informou: “Embora os internautas tenham colocado diversas fotos das chuvas em Santa Catarina nas rede sociais, o leitor do R7 também tem a oportunidade de ter sua foto publicada no portal.” Mudança total do poder, que sai dos grandes clusters de comunicação para as mãos do usuário.

Sinal de novos tempos, não acham?

Foto de capa por Simon Caspersen

Escrever comentário sobre O papel das redes sociais na enchente em #Blumenau

Responder Cancelar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

3 comentários abaixo sobre O papel das redes sociais na enchente em #Blumenau

  • Rodrigo disse:

    Isso retrata como a comunicação evoluiu e como o uso correto das redes sociais transformou a forma da ploriferação das informações.
    Acho magnífico o poder social, quando bem utilizado, das mídias sociais.

    Inclusive, no dia 08 de Setembro, escrevi um texto justamente a respeito dessa participação dos usuários das redes para divulgação das enchentes no Vale no meu blog.

    O texto está ótimo, belo trabalho.
    Sucesso.

  • Rodrigo disse:

    Olá, Camila. Obrigado pelo retorno.
    Com certeza! Inclusive, iclui seu site já foi adicionado aos meus favoritos.

    Eu estou trabalhando no meu TCC sobre o uso das mídias sociais como estratégia de marketing, vendas e relacionamento. É muito interessante como o uso do social media pode auxiliar e corresponder às necessidades de várias empreas. Das pequenas até as mais consolidades, há espaço para todas.

    Seria muito legal compartilharmos posts. Se você me permitir, irei publicando alguns de seus posts (sempre com a indicação da fonte e seu nome) no meu blog. Qualquer coisa, só me dizer :)

    Beijão, até mais.

    Rodrigo.

  • Parabéns, Camila. Excelente post com a realidade vivida por nós blumenauenses, e o papel das redes sociais que ajudaram muito mesmo!