Warning: getimagesize(https://i0.wp.com/camilarenaux.com.br/wp-content/uploads/2011/08/marketing-para-mídias-sociais-SAC-2.jpg?fit=300%2C199&ssl=1): failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 400 Bad Request in /u/htdocs/webpoint/camilarenaux-new/public_html/wp-content/themes/paperenaux/default-single.php on line 16

Marketing para mídias sociais: SAC 2.0

SAC, ou Serviço de Atendimento ao Consumidor, é um canal de comunicação entre a empresa e seus clientes. Apesar de ser um esforço estratégico, a grande maioria das empresas encara o SAC como uma questão […]

SAC, ou Serviço de Atendimento ao Consumidor, é um canal de comunicação entre a empresa e seus clientes.

Apesar de ser um esforço estratégico, a grande maioria das empresas encara o SAC como uma questão operacional, gerando o cenário que observamos no dia a dia: call centers com atendentes despreparados, sistemas desintegrados, demora, ineficiência…

Onde o 2.0 entra nisso tudo?!

O antigo processo no qual o cliente reclama/sugere/pergunta e a empresa responde mudou, especialmente por causa das mídias sociais. Fórmula mágica: (cliente fala + empresa fala + outros clientes acompanham)i

Esse i – que eleva toda a equação – é a interatividade, o diálogo estabelecido entre marcas e consumidores. É a mensagem, que vai e volta, tornando cada um de nós uma mídia, um veículo viralizador de conteúdo.

Ao estar oficialmente em qualquer mídia social, uma empresa já está em um canal de SAC 2.0. Quando a marca coloca um manual dentro do Slideshare, ela está solucionando dúvidas de consumidores. Ao responder uma reclamação em sua FanPage, ela está comunicando uma posição sobre a crítica. Em um perfil no Twitter, estabelecendo um canal de Ouvidoria.

Ao monitorar essas citações, sejam elas com elogios, dúvidas ou críticas, a empresa estará fazendo SAC 2.0 ativo, indo além da necessidade que o cliente busque um canal oficial – esteja ele na web ou em um call center. Adendo:  já houve um tempo em que as cartas eram utilizadas para isso!

Ora, se o cliente pergunta no Yahoo Respostas sobre o seu negócio, não seria papel da empresa orienta-lo?

Foto de capa por William Iven

Escrever comentário sobre Marketing para mídias sociais: SAC 2.0

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.