Como anunciar no Waze

Segundo a reportagem do Jornal O Globo, o Brasil já é o segundo maior mercado do aplicativo social de tráfego Waze, com 6 milhões de usuários. Perdemos somente para os Estados Unidos! Ao redor do mundo […]

Segundo a reportagem do Jornal O Globo, o Brasil já é o segundo maior mercado do aplicativo social de tráfego Waze, com 6 milhões de usuários. Perdemos somente para os Estados Unidos! Ao redor do mundo o Waze conta com nada menos do que 50 milhões de usuários. O sucesso do aplicativo no Brasil pode ser explicado por algumas características bem particulares: problemas com trânsito nas cidades brasileiras, crescimento do número de smartphones no Brasil e a preferência nacional por tudo aquilo que é “social” – somos apaixonados por redes sociais.

Um outro ponto que chama a atenção é o volume de parcerias que a startup faz com prefeituras ao redor do mundo, sendo uma das mais fortes a realizada com a Prefeitura do Rio de Janeiro. Com apoio em TI, as atualizações nos mapas acontecem praticamente em tempo real. Achei surpreendente!

Para os usuários finais, o benefício é claro: você pode descobrir as melhores rotas, saber sobre acidentes e usufruir daquela sensação que tanto gostamos – de ajudar aos outros – um típico benefício intangível.

Mas e as marcas e empresas? Como podem usufruir do Waze?

1. Integrações

O sistema de busca do Waze é integrado com Foursquare, Bing e Google Maps. Para aumentar as chances de estar presente organicamente e sem custo em buscas através do aplicativo, é primordial que a sua empresa já possua iniciativas em outras redes, principalmente no Google Places for Business – a busca local do Google, que é dona do Waze.

Importante: o Waze pode limitar a abrangência das buscas em conexões em 3G, por isso, não há garantias de que sua marca aparecerá apenas por estar presente no Google Maps ou no Foursquare. A forma garantida é anunciar, que explico abaixo.

Como cadastrar minha empresa no Google Places for Business?

O mais importante é que sua empresa já possua uma conta no Gmail, para dar os primeiros passos na geolocalização do Google, acessando o site neste link.

O sistema é bem intuitivo e é super importante preencher com dados verdadeiros, já que é tudo “pra valer” e as mudanças podem levar alguns dias para serem indexadas. Para confirmar a propriedade da empresa, o Google envia um código exclusivo, chamado PIN. Ele pode fazer uma ligação para um telefone fixo ou então enviar isso via Correio, em uma correspondência em envelope oficial. Caso sua empresa possua URA – a unidade “robô” que atende telefones – será preciso usar a opção de correspondência. Dica: o envio do PIN via telefone é automático e o por carta costuma levar cerca de 15 dias.

Como cadastrar minha empresa no Foursquare?

Se a sua empresa já está presente no Foursquare (dica: procure por ela para ter certeza), recomendo a leitura desse excelente tutorial que explica como tornar-se dono de uma Venue – nome técnico para a sua empresa nessa rede social, em analogia livre, é a “FanPage” do Foursquare.

A partir disso, acesse essa página aqui e vá seguindo o passo a passo.

Você receberá uma carta oficial via Correio com um adesivo e um documento informando que aquela Venue pertence a sua empresa e poderá anunciar na rede social e usufruir de outros benefícios, como a realização de ofertas exclusivas e promoções para seus clientes.

2. Anuncie no Waze

As grandes marcas, como Bradesco, Samsung e TIM,  já iniciaram os testes com anúncios pagos no Waze e a tendência é que as pequenas e médias empresas também realizem iniciativas na rede social. Se você for um varejistas com ponto de venda físico, deve pelo menos conhecer essa possibilidade! Como tudo em Marketing Digital, não há garantias de resultado. Faça um teste, meça os resultados e os compare com outro tipo de mídia, para ter um referencial.

bradesco no waze

Montando seu anúncio

1. Acesse o site do Waze através de um computador e vá até o rodapé, na seção “Parceiros” > “Anuncie no Waze”. Este é o acesso para o painel do anunciante. Ponto fraco: é tudo em inglês, mas isso faz parte do dia a dia de quem trabalha na área, né?

2. Faça login com seu usuário e senha. É possível usar um usuário pessoal para anunciar, mas é comum que as empresas escolham utilizar um login “corporativo”. Ele não é diferente em funcionalidade, apenas uma escolha para organizar os logins da empresa, que não querem deixa-lo ligado a um colaborador.

3. Procure por seu endereço e na sequência, faça o upload de sua logo para que apareça em destaque no anúncio. Você também deverá escolher uma categoria para seu negócio (café, loja, floricultura, shopping, etc.)

4. É chegada a hora de inserir o nome da sua empresa, uma imagem customizada de 200 x 200 pixels e um pequeno texto que explica o seu negócio. Dica: inclua no texto algum benefício que chame a atenção, por exemplo em uma Cafeteria: “clientes do Waze ganham um brigadeiro”.

5. Nesta etapa você deve inserir um número de telefone, site, horário de funcionamento e ponto de referência. Nenhuma dessas informações é obrigatória, mas todas elas ajudam o seu negócio a ser encontrado.

6. Definição do orçamento: sempre que um anunciante comprar um anúncio ele terá validade de um mês e será pago por mil impressões (CPM). Além de mostrar a imagem (pin) da sua empresa, o Waze também a deixará visível nas buscas – o que vimos que nem sempre acontece de forma orgânica.

  • Preço por mil impressões: O próprio Waze fará a sugestão – baseada na concorrência – de quanto deve custar mil impressões do seu anúncio. O número de impressões vai depender da importância e do movimento da rua na sua cidade. No anúncio teste que fiz o Waze sugeriu o CPM entre $1.00 – $2.82 (sempre cobrado em dólares americanos). O preço mínimo do CPM é $1.00.
  • Orçamento mensal: Você pagará por mil impressões, mas deve definir o valor máximo que está disposto a pagar após um mês. Como as cobranças são feitas via cartão de crédito é importante estipular um limite, caso contrário o Waze exibirá seu anúncio para sempre e você não terá um valor para se basear e comprovar resultados. O valor mínimo por mês é $50.00.

7. Hora de inserir os dados do cartão de crédito. Assim como no Facebook, o Waze não aceita pagamento via boleto. O pagamento é feito como em qualquer transação, você insere os dados e o código de segurança e após alguns minutos (ou horas) o pagamento é aprovado pela operadora. Não esqueça de aceitar os “termos de uso” da rede social. Aguarde a confirmação de aprovação do anúncio e pronto! Ele será exibido enquanto durar o seu budget!

Para relembrar o passo a passo, um print do painel:

painel do anunciante no waze

Espero que tenham gostado. Até a proxima :)

Adendo Marketing Drops:

Alguns leitores reclamaram sobre a dificuldade em cancelar ou pausar um anúncio no Waze. É realmente uma pena, porque esse tipo de situação pode inviabilizar o investimento estruturado nessa mídia social.

Caso esteja passando por isso, envie um e-mail em inglês pedindo cancelamento e reembolso do valor “extra” que foi cobrado. O endereço de e-mail é este aqui: [email protected]. Caso tenha dificuldades com o inglês, use o Google Tradutor, ajuda bastante.

Você pode saber mais sobre o tema no FAQ para Anunciantes do Waze.

Espero que dê certo!

Abraços,
Camila

Foto de capa por Nabeel Syed

Escrever comentário sobre Como anunciar no Waze

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

48 comentários abaixo sobre Como anunciar no Waze

  • Raquel Moritz disse:

    Nossa, nunca tinha pensado no Waze dessa forma. Gostei!
    Ótimo post, Cami :D

  • Leiry Garcia disse:

    Super amei, me ajudou muito no relatório que estou montando.
    Muito objetivo, adorei ^^

  • Luiza Rich disse:

    Nossa, achei super dez esse artigo. Parabéns Camila.

    Bjinhos

  • Marcella disse:

    O cartão só pode ser internacional? É cobrado IOF e variação cambial?

    • Camila Renaux disse:

      Olá, Marcella!

      Não serão cobrados IOF e variação cambial porque a cobrança é feita em reais. Sobre o uso de cartão, a única exigência do Facebook é que os dados do cartão sejam inseridos corretamente, ou seja, pode ser utilizado um cartão nacional. Na prática é visto que o uso de cartões internacionais provoca menos erros, especialmente na criação de contas, mas esse uso não é regra.

      Caso tenha qualquer dúvida, entre em contato, ok? :)

      Bjs!

  • Alex disse:

    Legal Camila! Eles emitem nota fiscal?

  • Gabriel disse:

    É uma alternativa bacana para fazer anúncios. Quem trabalha na área está sempre de olho em novas plataformas, espero que o Waze possa trazer bons resultados.

    PS: Faz um post sobre Twitter Ads, está bombando também hehe.

    Até mais.

  • Bruno disse:

    Oi Camila! Muito bom o post,parabens!! tenho uma duvida quanto, depois de um mes se eu quiser cancelar como faco?

  • Sammitt disse:

    Camila, muito útil seu post.

    E possível meu anúncio aparecer no waze por busca de perfil de usuário e não necessariamente por estar vinculado ao endereço?

    • Camila Renaux disse:

      Oi, Sammitt!

      O anúncio sempre aparecerá vinculado ao local. Mas a ideia de segmentação é muito atrativa para marcas, vamos torcer para implementarem algo do tipo!

      Abraços,
      Camila

  • Raquel disse:

    Camila, muito legal seu post.

    Posso colocar mais de uma empresa no Waze usando o mesmo login??

    • Camila Renaux disse:

      Oi, Raquel!

      Fico feliz em saber que você gostou do post :)

      Infelizmente não, o Waze não permite uma conta “administrador”, mas essa funcionalidade é muito importante para anunciantes e deve ser implementada em breve :)

      Abraços,
      Camila

    • Camila Renaux disse:

      Oi, Raquel!

      Fico feliz em saber que você gostou do post :)

      Infelizmente não, o Waze não permite uma conta “administrador”, mas essa funcionalidade é muito importante para anunciantes e deve ser implementada em breve :)

      Abraços,
      Camila

  • Rafael Augusto disse:

    O problema e quando é para cancelar a publicação aí e complicado quando e para contratar e uma facilidade incrível já para cancelar eles mandam para uma página totalmente em inglês complicada.

  • Geraldo disse:

    Socorro alguém me ajuda por favor a descadastrar o anuncio no Waze ESTÃO ASSALTANDO MEU CARTÃO DE CREDITO é muito dificil cancelar o anuncio!

    • Camila Renaux disse:

      Oi, Geraldo!

      Outros leitores reclamaram sobre isso! Envie um e-mail em inglês pedindo cancelamento e reembolso do valor “extra”, o e-mail é este aqui: [email protected]. Se você tiver dificuldades com o inglês, use o Google Tradutor, ajuda bastante.

      Espero que dê certo!

      Abraços,
      Camila

  • Rafael Abrão disse:

    Boa tarde Camila, estou com uma duvida. O anuncio será apenas em torno do meu endereço comercial ou posso escolher outros pontos do mapa para que ele apareça para os usuários do waze?

  • Cassio Oliveira disse:

    Camila, boa noite.

    Você anunciou no waze? Gostaria de saber de que maneira você obteve resultados palpaveis, pelo o que entendi basicamente o Waze imprime a Logo da empresa no mapa para aqueles que estão próximo ao endereço comercial, se for apenas essa ação vejo que é uma estratégia de marketing mais institucional, de posicionamento da marca, algo para ser lembrado, mas nada diretamente ligado a uma estratégia comercial de vendas.

    Você concorda com meu ponto de vista?

    Obrigado.

    • Camila Renaux disse:

      Oi, Cassio!

      Sem dúvida, essa é uma mídia do tipo CPM (custo por mil), que tem um impacto mais focado em marca. Afinal, não gera cliques que direcionam a venda e sim, visualizações. Mas não podemos ser tão generalistas e dizer que não impacta vendas. Assim como outdoors próximos à pontos comerciais alavancam o faturamento, o mesmo acontece com o Waze. Tenhos clientes com resultados fantásticos! Outros, nem tanto! No final, é sempre o caso de adequar a estratégia!

      Abraços,
      Camila

  • Afonso Miranda disse:

    Camila, você sabe me dizer como é feito o registro do nome da empresa? Ele deriva de alguma ferramenta como o Google Business ou eu posso colocá-lo do jeito que eu quiser quando me cadastrar no Waze Ads? Obrigado!

    • Camila Renaux disse:

      Oi, Afonso!

      Pela minha experiência você coloca o nome da maneira que preferir, mas sempre lembrando que caso haja má fé o anunciante pode ser acionado, inclusive judicialmente.

      Abraços!

  • Rafael disse:

    Camila,

    Gostaria de saber se para agencia existe alguma atendimento no wze,e se hoje é possivel realizar campanha com o Objetivo de geração de Leads.

  • msoranz disse:

    Oi Camila, tudo bem ?

    O que seriam as “impressões” apresentadas pelos gráficos de quem esta anunciando ?

  • Olá Camila tudo bem? Muito obrigado pelo teu artigo, bem completo. DUVIDA: sou de agência e precisamos incluir no waze um cliente que tem mais de 50 lojas. Na plataforma parece que não tem opção para colocar multiplos endereços. Isso me parece um absurdo. Vc tem alguma sugestão? Obrigado desde já.

    • Camila Renaux disse:

      Olá, Duccio!

      Fico feliz em saber que gostou do post!

      Realmente, o Waze não permite gerenciar filiais em uma única conta. O que as agências costumam fazer é criar várias contas e gerenciar uma a uma.

      Desejo sucesso!

      Abraços,
      Camila

  • perico gomes lepletier disse:

    Oi Camila!!!
    Gosraria de saber como faco para trabalhar com marketing em Brasília dos apps se vcs
    Foursquare, waze …na area de vendas

  • Leonard Tedeschi disse:

    Bom dia!!
    Tive uma ideia muito interessante para o waze, gostaria de saber como posso ter contato com a empresa aqui no Brasil. Por fóruns não posso passar.

    Att.
    Leonard Tedeschi

    • Camila Renaux disse:

      Oi, Leonard!

      Tudo bem?

      Havia um email de contato na página do Waze voltada à imprensa e parcerias, mas infelizmente não existe mais. Uma pena! Se souber de algo, aviso :)

      Abraços,
      Camila

  • JOSE LUIZ disse:

    Com faço para cancelar o serviço de anúncio no Waze?

    • Camila Renaux disse:

      Oi, José!

      Outros leitores reclamaram sobre isso! Envie um e-mail em inglês pedindo cancelamento e reembolso do valor “extra”, o e-mail é este aqui: [email protected]. Se você tiver dificuldades com o inglês, use o Google Tradutor, ajuda bastante.

      Espero que dê certo!

      Abraços,

  • Adão Rodrigues disse:

    Coloquei o anúncio de minha empresa no waze. Abro o meu aplicativo e raras vezes vejo o meu anúncio e o pino com a minha logo. Todas as vezes que abrir o aplicativo é estiver na região aonde fica minha empresa em não deveria ver o meu anúncio e a minha logo?

    • Camila Renaux disse:

      Oi, Adão!

      Tudo bem?

      A exibição do pin depende da concorrência, do orçamento e do valor por visualização. Como o formato é de “leilão online”, mostrar o anúncio depende de fatores além de apenas fazer o anúncio.

      Mas sua apreensão é compreensível, queremos ter a certeza que está sendo exibido! Mas mesmo assim, a recomendação é que não busquemos pelo próprio anúncio, afinal, gastamos impressões que não darão retorno.

      Para saber se o anúncio está sendo exibido, o ideal é visualizar no painel do anunciante o número de impressões.

      Desejo sucesso!

      Abraços,
      Camila

  • Lucas Pereira disse:

    Boa tarde Camila, muito interessante seu post, porém estou com um problema em relação aos anúncios no Waze. Preciso fazer um para um empresa que minha agência gerencia, porém, nesse caso, ele possui várias unidades, e o objetivo é anunciar para várias unidade, nesse casso eu tria que criar uma conta para cada unidade ou tem como fazer para todas dentro de umsó login?

    Fico no aguardo

    • Camila Renaux disse:

      Oi, Lucas!

      Tudo bem?

      Fico feliz em saber que gostou do post!

      Teoricamente é uma conta para cada unidade, sem possibilidade de unifica-las através de um login único. Sabemos que isso é uma dor de cabeça, não somente para agências, mas para franqueadores também, por exemplo.

      O Waze possui soluções para marcas que tenham investimento diferenciado em mídia. Recomendo que entre em contato através deste e-mail: [email protected]. O e-mail precisa ser em inglês, ok? Quem sabe não consigam uma conta unificada? Não custa tentar :)

      Abraços,
      Camila

  • Bruna Ianê disse:

    Olá Camila, eu gostaria de saber se no Waze eles cobram por ações e por cliques? e se alguém colocar o endereço da minha empresa solicitando rota sera cobrado como clique?

    • Camila Renaux disse:

      Oi, Bruna!

      Existem as duas modalidades e por isso o Waze cobra tanto por CPM (visualizações) quanto CPC (clique). Para entender se será cobrado o clique quando alguém procurar diretamente a sua empresa, depende da campanha. Mas acredito que sim, afinal, ele irá exibir o anúncio pelo fato da pessoa estar próxima. Mas reitero que é um “achismo”, depende da sua campanha :)

      Abraços!

  • william rodrigues de oliverira disse:

    gostaria de cancelar meu anuncio . como proceder nesse caso?