MARKETING PESSOAL | DICAS PARA FOTOS PROFISSIONAIS

Utilizar fotos como maneira para potencializar seu Marketing Pessoal é uma estratégia essencial. Por muito tempo eu utilizava a mesma foto em todas as redes sociais e essa falta de preocupação com meu Marketing Pessoal […]

Utilizar fotos como maneira para potencializar seu Marketing Pessoal é uma estratégia essencial. Por muito tempo eu utilizava a mesma foto em todas as redes sociais e essa falta de preocupação com meu Marketing Pessoal era um grande erro que precisava ser corrigido, não apenas porque trabalho na área. Todos profissionais precisam ter essas fotos em mãos, elas são investimentos para demonstrar o profissionalismo. Nesse conteúdo mostrarei alguns pontos que passaram despercebidos por mim antes da minha primeira sessão de fotos e algumas dicas para tudo fluir da melhor maneira.

 

  • Planejamento

O planejamento é a primeira etapa de qualquer projeto e com a sessão de fotos não é diferente. Saber que tipo de fotos você precisa é algo importante porque cada objetivo demanda um tipo de roupa e local. Com um objetivo em mente você terá ideia de quantas fotos, poses e looks serão necessários.

 

Dentro do planejamento está a parte de entender a mensagem que você quer passar com as fotos e de definir as roupas que serão utilizadas. Quando eu fiz meu primeiro ensaio eu escolhi as roupas que eu gostava de usar ao vivo, mas elas não funcionaram da mesma maneira nas fotos. 

 

Se no ensaio forem utilizados três looks, ou seja, conjuntos de roupas diferentes, preste atenção para não trocar apenas a parte de cima, porque se as fotos não forem todas de meio corpo, será notada a falta de variação. Algo importante a ser feito sobre os looks utilizados é não usar a roupa o dia inteiro para depois fazer o ensaio, mas sim, deixar em um cabide e bem ajeitada, utilizando apenas na hora certa. 

 

Outro fator importante para o sucesso das fotos é definir o horário ideal considerando disponibilidade, luz e a sua energia também. No meu caso, o período matutino é o preferido porque é quando estou mais disposta e produtiva. Ajuda muito a manter as roupas em bom estado também, justamente por ser logo cedo.

 

Escolher acessórios que enaltecem sua personalidade, como brincos ou pulseiras, pode ser uma ótima escolha dependendo da mensagem a ser passada, porque traz o sentimento de expressividade.

 

Abrirei espaço para alguns erros que cometi e que ao serem corrigidos, mudaram muito minhas fotos posteriores:

 

  • Produção e maquiagem

No meu primeiro ensaio fui ao salão de beleza e pedi uma maquiagem natural. Isso foi feito, mas ainda assim o acabamento era algo mais artificial. Mesmo me achando bonita nas fotos, a imagem passada estava muito distante da que eu comunico normalmente. Pelo fato das fotos terem sido feitas com o objetivo de me expor mais, teria sido ideal que eu parecesse mais natural, com maquiagem do meu dia a dia que é a forma que eu sempre apareço em lives, aulas e eventos. Falta de treino

 

Se para seu objetivo faz sentido focar em tal nível de produção, tudo bem, o importante é saber qual é o resultado esperado e o caminho a ser percorrido.

 

  • Falta de treino

Eu nunca gostei muito de ser fotografada e não possuía nenhum conhecimento sobre expressão corporal, isso tornava as fotos artificiais. Recomendo que treine, mesmo que sozinho em frente ao espelho, apenas com o celular, porque assim será possível conhecer seus melhores ângulos e tornará mais fácil se adaptar a qualquer tipo de foto.

 

Outra dica que pode ajudar é basicamente se alinhar com o profissional, pedir para que ele avise para onde olhar, o que fazer com a mão etc. Esse alinhamento deixará todos movimentos mais naturais.

 

Quero aproveitar para deixar algumas dicas simples para o dia das fotos que farão total diferença na percepção causada em quem vê:

 

  • Objetos de apoio

Utilizar objetos na hora de tirar uma foto gera naturalidade e também nos deixa mais confortáveis com nossas mãos. Pode ser qualquer tipo de objeto mas o melhor é ser alguma coisa que faça sentido para a comunicação desejada. Eu já utilizei livros, xícaras e até uma placa com o nome do evento que eu estava para realizar.

 

  • Utilizar um calça com bolso

Eu colocava a mão no bolso propositalmente, justamente por não saber lidar muito com poses. Assim como os objetos, essa dica ajuda muito a deixar a foto natural.

 

  • Pequenas movimentações

Fazer movimentações leves me ajuda a transmitir o que quero sem ficar com um tom artificial, eu não sou do tipo que consegue simplesmente sorrir e fazer uma boa foto. Para transmitir um sentimento de fluidez, você pode dar um passo à frente ou para trás, olhar algum conteúdo no celular enquanto tira foto ou outras coisas que envolvam alguma leve movimentação.

 

  • Definir o melhor ambiente

Prestar atenção ao ambiente onde serão tiradas as fotos é outro ponto essencial para a mensagem a ser transmitida. Eu já utilizei o estúdio e lugares naturais, confesso que a primeira opção foi um pouco intimidadora, preferi usar meu escritório, que possui alguns ambientes diferentes, tornando um lugar mais apto a transmitir meu objetivo, além de me sentir mais à vontade.

 

Seguir essas dicas mudará o jeito que suas fotos são tiradas e transformará a imagem que você passa ao público, levando à percepção de profissionalismo, naturalidade e relevância no meio em que está inserido. Continue acompanhando os conteúdos para se desenvolverem todos os quesitos do seu Marketing Pessoal.

Escrever comentário sobre MARKETING PESSOAL | DICAS PARA FOTOS PROFISSIONAIS