Hoje vamos abordar a última etapa da avaliação de um site através de atributos técnicos, abordando os pontos interativos e de engajamento (Marketing Interativo). Lembrando: a avaliação começa com os atributos intangíveis, seguida de análise de Arquitetura da Informação, Usabilidade e Web Design.
Leia na íntegra:
Como avaliar um site parte I
Como avaliar um site parte II
Como avaliar um site parte III
.
Interatividade
O conceito de ponto interativo é muito importante na hora de avaliar um site. Interatividade é permitir a troca de informações e diálogo entre usuário e empresa. Pesquisas apontam que há proporção direta entre o número de pontos interativos e a taxa de conversão de um site. É a cara da web 2.0! Exemplos de pontos interativos:
- Seção contato
- Chat online
- Comentários em notícias
- Blog corporativo
- Funcionalidades para compartilhar em mídias sociais (o botão “Curtir” é um deles)
- Central de Atendimento
- Links de acesso rápido para adquirir/conhecer produtos
- Funcionalidades para fazer “Trial” ou agendar visitas “sem compromisso”
- Tudo aquilo que permite que o seu cliente converse com a sua empresa
Social Media
Antes do conceito de CG social, haviam empresas que nem inseriam links para as mídias sociais oficias dentro do site. Era um tempo em que não se pensava em usar isso como tática para SEO e poucas marcas possuíam uma estratégia clara sobre social media marketing.
Não basta estar no Twitter e colocar um passarinho no cross content da Home. É ter engajamento, saudabilidade, política de resposta e canais de comunicação. Sem dúvida, é um plus para a presença digital, especialmente para aquelas que apostam no Inbound Marketing como diferencial competitivo.
Exemplos: um canal no slideshare dentro da área de suporte, uma wiki para auxiliar no pós venda e uma FanPage para dinamizar a Comunicação. Nem só de site vive a sua marca! Um case bacana é o da Coca Cola, que realizou um de seus processos seletivos para trainess somente via Linkedin e usava as demais mídias para orientar os candidatos. Um processo que costuma ser estressante – o preenchimento de dezenas de campos de formulário – acabou se tornando interativo.
Conteúdo
Tá aí a grande estrela do Marketing Digital! É por causa dele que visitamos blogs, que voltamos à um site, que seguimos pessoas no Twitter. É só por causa do conteúdo que o Google existe! Para organizar informação na hora de buscar por conteúdo. Por isso, crie conteúdo específico e relevante para cada canal, seja ele o site ou a FanPage.
Lembre-se que o usuário padrão não lê na web, apenas passa os olhos, “escaneando” o conteúdo. Outro conceito importante é o de leitura em F e seu papel no aumento da conversão. (Obs: conversão é tudo aquilo que a sua marca tem como objetivo através do site, desde uma compra ou contato para adquirir um produto até um compartilhar em mídias sociais).
Compartilho com vocês uma excelente palestra sobre conteúdo orientado à SEO que vai ajuda-los muito!
.
Chegamos ao fim da avaliação de uma presença digital eficiente. Os atributos técnicos não são somente esses e a profundidade com que podem ser estudados extrapola a síntese dos posts.
Importante: sites que cumprem com essas diretrizes estão otimizados para motores de busca e ganham pontos valiosos em SEO. Mais uma razão para a sua marca contar com qualidade técnica na web.
Espero que tenha gostado! Em caso de dúvida, entre em contato com o Marketing Drops :)
Foto de capa por Artem Sapegin
6 comentários abaixo sobre Como avaliar um site – parte III
ola, gostaria de saber se o site Modice é de confiança?
Oi, Dayara!
Tudo bem?
Uma sugestão é que você sempre busque pelos índices de satisfação da empresa no Reclame Aqui, este é o da Modice: http://www.reclameaqui.com.br/indices/71960/modice/
Abraços,
Camila
Olá,
Você poderia me explicar como analisar o objetivo e o perfil de um site?
Oi, Elina!
Tudo bem?
Não é necessário analisar nesse caso, somente definir. Geralmente, quem define o objetivo de um site é a própria empresa, exemplo: vender, divulgar, atrair talentos, posicionar a marca, relacionamento, etc.
O perfil também é definido conforme o público alvo, nesse caso recomendo a leitura desse post aqui: http://marketingdrops.com.br/comunicacao/como-delimitar-meu-publico-alvo/
Apareça sempre!
Bjs,
Gostaria de conversar com vc para vc poder me esclarecer algumas informações !! Quero alguém pra resolver definitivamente meus problemas de sites, face e etc…
Oi, Gilcarlos!
Claro, seguimos em contato por e-mail :)