FIM DE ANO E GESTÃO DE REDES SOCIAIS | COMO FAZER?

  O período de final de ano e férias torna necessário adaptar as nossas estratégias de conteúdo e gestão de redes sociais para que haja constância e atendimento aos clientes e ao mesmo tempo serenidade […]

 

O período de final de ano e férias torna necessário adaptar as nossas estratégias de conteúdo e gestão de redes sociais para que haja constância e atendimento aos clientes e ao mesmo tempo serenidade para você e sua equipe descansarem. Entenda como se organizar com o cronograma, o que fazer para a pauta render e o que levar em conta ao planejar esse período. Lembre-se que o conteúdo passado aqui deve ser adaptado para cada tipo de negócio, pois todos tem suas particularidades e objetivos.

  • Métricas

Para começar, quero apontar a importância de se atentar às métricas, ainda mais nesse período de final de ano. Você pode entender os conteúdos que mais deram certo identificando os padrões neles para reciclá-los e adaptá-los, trazendo uma nova perspectiva e se aproveitando do que funcionou no passado. Eu mesma utilizo essa estratégia da reciclagem de conteúdo, seja com algumas republicações estratégicas e até mesmo vídeos, como por exemplo o vídeo sobre tendências para o ano que está por vir.

Entendendo que não há mal algum em reutilizar conteúdos, você conseguirá se organizar frente ao cronograma de publicações, portanto olhe as métricas sobre suas fotos, vídeos, Reels, analise onde você mais acertou e aproveite esse material.

  • Ajuste conforme sazonalidade

Esse ajuste é importantíssimo e deve sempre ser feito junto da análise da persona do seu negócio, entendendo quando é o momento certo para acelerar na estratégia de vendas, sabendo quais são os momentos de altos e baixos. No meu caso, os últimos meses do ano formam um período onde, como consultora de Marketing, não vendo tanto, na verdade chego até a perder alguns seguidores. A questão é que meu caso não é regra e para outros negócios esse período do ano é o melhor para vender, sendo assim, a hora certa para acelerar na divulgação e nos trabalhos em redes sociais.

  • Conteúdo perene

Muitos profissionais de Marketing utilizam a estratégia de produzir conteúdos para dias específicos e apenas uma determinada ocasião, eu prefiro optar pelo conteúdo perene ao invés dessas publicações limitadas, prefiro algo clássico e atemporal.  Faço dessa forma para poder descansar e não me preocupar o tempo inteiro sobre qual é a novidade do momento. Sendo assim, o foco do meu conteúdo é que ele seja feito de tal maneira que possa ser visto a qualquer momento, em qualquer período do ano. 

  • Planejamento

A dica de ouro é aquela que você já viu e ouviu diversas vezes e ela nunca deixará de ser necessária para cumprir prazos e alcançar objetivos. Não adianta chegar perto do Natal para então começar a produzir. O único fruto dessa atitude será o desespero. Montar um cronograma e saber exatamente o que deverá ser feito, com antecedência, mudará o jeito que você enxerga a reta final do ano para o seu empreendimento, tornando o planejamento a peça chave para o sucesso.

Na minha equipe, a partir de novembro já começam os preparativos para o final do ano, onde será discutido quem entrará em férias, quais serão os conteúdos produzidos e também produzi-los com antecedência para quando chegarmos nas épocas festivas podermos parar e descansar sem preocupações. Dessa forma, eu já deixo diversos vídeos gravados, preparo materiais para postagens e oriento o caminho que deverá ser seguido aos membros da minha equipe.

Dentro dessa questão do planejamento, algo que eu faço, justamente pelo motivo do meu público se afastar um pouco no final do ano, é utilizar das ferramentas de anúncios pagos do Instagram, dessa forma meus bons conteúdos chegarão à aqueles que querem estudar e consumir meus materiais mesmo nessa fase. Não significa que você deva fazer isso nessa parte do ano, mas para a minha estratégia os anúncios fazem total sentido. Enquanto eu estiver aproveitando meu descanso, o Instagram ou outra plataforma estarão divulgando meu trabalho, sem que haja a necessidade da presença total de minha parte.

 

Analisando suas métricas, entendendo seus momentos de baixa, utilizando de um conteúdo atemporal e, acima de tudo, com um bom planejamento, o seu fim de ano e o da sua empresa serão muito mais tranquilos e cheios de frutos a serem colhidos. Nada como ter paz no Digital para poder celebrar os momentos offline.

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