Estratégias no Instagram | O que ninguém te conta

O sonho de todo empreendedor é ter um Instagram de sucesso, que cresce e se converte em negócios. Costumamos consumir conteúdos sobre como bombar a conta na rede social, mas acabamos recebendo uma avalanche de […]

O sonho de todo empreendedor é ter um Instagram de sucesso, que cresce e se converte em negócios. Costumamos consumir conteúdos sobre como bombar a conta na rede social, mas acabamos recebendo uma avalanche de informações. O problema de consumir tanta informação assim é que ficamos confusos, já que diferentes profissionais costumam dizer diferentes coisas. Dessa maneira é fácil ficar perdido, desmotivado e  até mesmo perder a consistência. 

Tudo no mundo ideal parece ser maravilhoso, mas se não pudermos transformar em realidade, nenhuma dica vai funcionar. Ao mergulharmos nas informações sobre como fazer o Instagram crescer acabamos não percebendo que para cada caso existe uma estratégia específica. Precisamos pôr em prática as dicas que são adequadas com a nossa realidade, caso contrário, vamos nos autossabotar e acreditar que não somos capazes de alcançar um objetivo. Por isso, hoje quero apresentar 3 estratégias que funcionam e que ninguém te conta, mas que fazem toda a diferença na hora de aplicar na prática.

  • Mostrar as suas conquistas

Mostre o que você sabe e o que está aprendendo! Deixe claro o que foi feito para solucionar um problema, apresentando um antes, durante e depois. Essa é uma boa forma de gerar identificação com os seus seguidores, através da construção de uma narrativa de aprendizado a partir do erro. Essa estratégia funciona tanto para conquistar novos seguidores quanto para engajar os que você já tem, pois traz humanização, torna seu perfil mais pessoal e verdadeiro. 

Mas sabe o que ninguém te conta? É que isso dá muito trabalho! Para um profissional, o Instagram é usado como uma ferramenta de trabalho com o intuito de gerar resultados para seu negócio, do mesmo modo que um influencer usa a ferramenta para atingir seus objetivos. A diferença é que muitos desses profissionais não são influenciadores que passam o dia gerando conteúdo para o Instagram e ao se depararem com a rotina de divulgação, acabam percebendo que dá muito trabalho produzir conteúdo. Ninguém te conta que durante a produção desses conteúdos, você terá que aprender novas ferramentas e que provavelmente diferentes imprevistos irão surgir no meio do caminho. Há muitas outras situações que você vai acabar incluindo no seu dia a dia e que são muito atípicas para profissionais e marcas, diferente dos influenciadores e infoprodutores que estão nas redes sociais de forma muito mais ativa e estão acostumados com essa rotina. Por isso tenha em mente que a estratégia de mostrar as suas conquistas funciona sim, mas demanda esforço.

  • Mostre as conquistas que você gera

Uma vez que você já mostrou as suas conquistas, é o momento de mostrar as conquistas que você gera para seus clientes. Foque na transformação que você gerou, mostrando o antes e depois de cada caso. Assim que começar a receber indicações, menções, e recomendações, você vai gerar cada vez mais engajamento, pois está conquistando espaço e sendo lembrado.

Ser reconhecido dessa forma é ótimo para os resultados do Instagram e para os seus negócios, mas o que ninguém te conta é que o sucesso demora. A construção de autoridade exige uma série de provas e leva tempo para apresentar resultados. Quando você vê outra pessoa narrando uma conquista, o seu cérebro naturalmente acredita que aquilo aconteceu de forma rápida e automática e ao ver que o seu trabalho não está fluindo da mesma forma, acaba se desmotivando. A dica aqui é controlar a sua expectativa e a sua ansiedade, já que uma coisa leva a outra e invariavelmente você vai se frustrar. Para que isso não aconteça, curta o processo! Não coloque meta de número de seguidores, mas sim conteúdos e ações que farão chegar ao seu objetivo. A sua meta tem que estar no processo. Foque no aprendizado, já que o resultado tende a frustrar.

  • Apareça

Quanto mais você aparecer e mais conteúdo gerar, maior a probabilidade de ser percebido como alguém que tem mérito pessoal e que gera resultados. Essa é sim uma estratégia válida, já que algoritmo está fazendo todos brigarem por atenção e quando você é visto, é lembrado. Aumente a probabilidade de emplacar o seu conteúdo e tente não se prender à ideia de postar conteúdo apenas quando ele está perfeito. O compromisso muito forte com esse preciosismo fará com que sua frequência caia e por isso não vai aparecer tanto quanto o seu concorrente que se mostra do jeito que dá. Nessa briga por atenção você acaba perdendo.

Mas o que ninguém te conta é que para conseguir colocar essa estratégia em prática você precisa ter muito tempo disponível para o Instagram. Ao planejar uma publicação com muito engajamento, muitas curtidas e comentários, você precisa se preparar para a resposta dos seus usuários. Se você não tiver muito tempo para se dedicar ao Instagram, talvez essa não seja a estratégia ideal, pois ela abdica uma boa parte da sua rotina. O marketing tem que ser percebido como um processo essencial para o seu negócio. Pense no marketing como costuma pensar no financeiro, por exemplo. De nada adianta fazer um produto lindo se não estiver constantemente ligado ao marketing, pois assim seu conteúdo não vai chegar a quem interessa. Esse processo toma sim tempo e precisamos estar disponível para ele. 

Para determinados negócios vale muito mais a pena saber dosar sua expectativa. Existem diversas estratégias que muitas pessoas irão dizer que são fáceis de aplicar, mas tenha em mente que por trás de todo resultado existe um árduo trabalho a ser feito. Invista no seu Instagram de forma estratégica e com ações sob medida para a realidade do seu negócio, pois dessa forma os resultados irão aparecer e seu negócio vai crescer cada vez mais. 

 

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