Como fazer a comunicação interna dar certo?

Provavelmente, você já se deparou com essa situação: o planejamento é finalizado e é dada a largada para a implementação. É hora de avisar toda a equipe, selecionar os responsáveis e fazer acontecer. Na teoria, […]

Provavelmente, você já se deparou com essa situação: o planejamento é finalizado e é dada a largada para a implementação. É hora de avisar toda a equipe, selecionar os responsáveis e fazer acontecer. Na teoria, tudo funciona perfeitamente, não é? Mas a realidade mostra que os projetos mais sensacionais falham por acreditar que planejar não é um processo contínuo.

Aqui vão três dicas táticas para aqueles que buscam ser gerentes de Marketing de resultado!

1. Primeiro o micro, depois o macro!

Aqui é permitido “pensar pequeno”. Evite a tentação de compartilhar com sua equipe as 50 páginas do seu plano ou então um PDCA completo, de centenas de itens. Ninguém vai ler isso! Para evitar o pânico no time, que vê tantas ações a serem executadas, o ideal é manter uma espécie de resumo em tarefas menores – porém estratégicas. Isso vai aguçar a curiosidade, afinal, quem tem interesse sempre vem perguntar.

Pontos chave:

  • Objetivo da campanha
  • Público alvo específico
  • Posicionamento e mensagem
  • Cronograma
A dica é entregar isso impresso para ganhar apelo visual. Entregue o documento em mãos e cole onde pode ser visto. Aguarde e colha os frutos! É infalível.

2. Seja lembrado

Não é porque você compartilhou os elementos chave que o trabalho está feito. Seja um verdadeiro líder, oriente e deixe claro que não podem existir dúvidas. Acho importante esse envolvimento, estar junto da equipe, viver um pouco das dores com o time. Esse círculo de confiança faz com que os erros sejam antecipados e também ajuda a trazer mais inovações para o modelo.

Ficar escondido atrás da sua mesa de trabalho não resolve nada! Vá até as áreas, faça perguntas, esqueça as picuinhas pessoais. Para fazer planejamento de resultado, é importante se articular. Nada de reuniões intermináveis. São 15 minutos e só!

Dicas:

  • Reuniões em pé são sempre mais breves
  • Faça perguntas certeiras, direto no alvo
  • Não aponte culpados ou foque no problema, seja claro na hora de pedir a solução

3. Envolva seu chefe e demais líderes

Esqueça aquela história de entregar tudo pronto e em letras douradas! Você precisa envolver as lideranças. Não é contar uma história sem fim de 2 horas, é ir direto ao ponto. Geralmente, os gerentes de Marketing envolvem a equipe de vendas somente na hora de entregar as diretrizes que já foram consolidadas, mas a equipe de vendas é o ouvido da empresa pro mercado! São os vendedores que trazem feedback, o que deixa o plano redondo. Planejar é trazer os elos da corrente pra dentro da engrenagem.

Sugestões:

  • Se existe um gestor que boicota o trabalho, jogue o questionamento de volta: E você, como faria?
  • Evite o fracasso por antecedência, deixe claro que as iniciativas feitas sem planejamento não deram certo, mas com processos claros, todos podem fazer acontecer
  • Receba críticas de forma profissional, elas não são para você, são para melhorar!

Será que sua equipe está orientada a resultados? Teste as dicas do Marketing Drops e compartilhe o resultado!

Foto de capa por Paul Bence

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