COMO TER SUCESSO NO INSTAGRAM | BASTIDORES

Não existe fórmula mágica para criar um Instagram de sucesso, mas existem padrões de comportamento que os perfis mais bem sucedidos repetem para ter resultados. Estar ciente de quais são os métodos e como implementá-los […]

Não existe fórmula mágica para criar um Instagram de sucesso, mas existem padrões de comportamento que os perfis mais bem sucedidos repetem para ter resultados. Estar ciente de quais são os métodos e como implementá-los muda a forma como o algoritmo influencia o perfil e a forma como as pessoas enxergam a sua marca.

 

Seguem cinco respostas aos fatores que levam as contas profissionais a terem excelentes resultados no Instagram:

  • Conhecer o público

Conhecer quem são as pessoas que comprarão os produtos é o melhor jeito de saber como vender, pois assim se entende os interesses e necessidades delas, para isso é essencial definir a Persona. A metodologia da Persona muda a forma como a marca enxerga seus consumidores e esse é um padrão encontrado nos grandes perfis, eles sabem quem buscam alcançar.

  • Ter uma promessa validada

Nos conteúdos de perfis bem sucedidos que conhecem o público-alvo fica muito claro o objetivo de cada publicação e qual a solução que oferece. Quando a marca possui um nicho de mercado estabelecido é mais fácil levar o sentimento de que a empresa conhece o cliente e poderá curar suas dores com o que vende.

 

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  • Publicar com Estratégia

Toda marca com perfil de sucesso pode possuir uma estratégia diferente para usar o Instagram e não tem problema nisso, pois cada negócio tem suas particularidades e clientes. Existem empresas que utilizam a plataforma como construção de marca, outras que a usam para que clientes os descubram e outras que buscam a conversão, ou seja, a decisão final de compra pelo aplicativo.

 

Justamente por existirem diversos objetivos que se faz importante entender qual o seu e como alcançá-lo. Buscar receitas prontas para conseguir engajamento não dará certo para a maioria das pessoas. O plano perfeito não é perfeito se não é possível colocá-lo em prática, sendo assim, compreender as particularidades da empresa guiará os profissionais aos objetivos certos e com isso bem articulado os resultados tendem a melhorar. 

  • Delegar

Grande perfis possuem o hábito de delegar funções específicas porque o Instagram é uma ferramenta complexa, onde para obter os melhores resultados é preciso dominar fotos, vídeos, lives, textos, relacionamento, pós-venda e suporte. É fato que é muito difícil para uma única pessoa administrar todas essas funções enquanto cuida da empresa em outros setores. Não é errado cuidar de tudo sozinho, na verdade é comum em pequenos negócios, porém isso demanda dedicação extra e muita estratégia para produção de conteúdo e administração de relacionamentos.

 

O Instagram é responsável por 85% das descobertas de marcas e por 75% das decisões finais de compra, portanto todo bom profissional precisa entender o básico sobre gestão da plataforma. Todo empreendedor deve saber que é muito importante se inteirar da plataforma a ponto de saber quando é necessário delegar parte das funções, principalmente aquelas em que ele não é bom fazendo ou que não gosta de fazer.  

  • Ter tempo

Dedicar tempo ao Instagram significa investir no Marketing da empresa, portanto deixar para “quando der vontade” ou espremer a estratégia de conteúdo em poucos minutos entre uma reunião e outra não trará bons resultados. É bom lembrar que também não basta ficar com o site aberto apenas esperando uma mensagem chegar, isso é perda de tempo e um dos pontos críticos a ser analisado é a diferença entre trabalho duro e trabalho inteligente

 

É comum ouvir profissionais reclamando da falta de tempo para se dedicar à plataforma e esse é um dos tema mais trabalhados no curso Instagram para Marcas e Profissionais, que ensina a como se tornar um empreendedor especialista em gerar resultados, que consegue clientes alinhados por meio de briefings e análise de dados para que tenha uma marca humanizada que permita uma agenda com tempo suficiente para tomar conta do perfil no Instagram.

 

Tendo tudo alinhado, é possível saber quanto tempo investir no Instagram e em quais períodos o fazer. Os problemas acontecem quando não se sabe o que e quando priorizar, mas para quem for atrás de metodologias concretas e saber aplicá-las ao ramo de negócio em que trabalha, a rede social deixará de ser um fardo e passará a ser a aliada perfeita para alcançar os maiores objetivos.

 

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