Como construir autoridade | 2 passos com dicas práticas

Sempre que falamos sobre autoridade, falamos sobre como somos percebidos e como as pessoas nos avaliam, considerando nossa relevância. Os usuários das redes sociais costumam rolar o feed até encontrar alguém que queiram escutar e […]

Sempre que falamos sobre autoridade, falamos sobre como somos percebidos e como as pessoas nos avaliam, considerando nossa relevância. Os usuários das redes sociais costumam rolar o feed até encontrar alguém que queiram escutar e consumir seu conteúdo, mesmo que seja longo. Para isso é importante ser cada vez mais relevante nas plataformas. 

Com isso em mente, gostaria de apresentar dois passos que apliquei na prática para me ajudar na construção de autoridade. Antes de mais nada, essa construção precisa ter coerência, ou seja: viver de verdade o que você fala. O seguidor consegue sentir se o seu conteúdo é de fato honesto e ao perceber que não, com certeza vai procurar outra referência.

 

  • Nicho + Expertise

O primeiro passo é encontrar o seu nicho para mostrar a sua expertise. Nicho é um segmento de mercado onde um conjunto de consumidores podem ser melhor atendidos e encontrar as melhores soluções para seus problemas. A sua expertise é o seu conhecimento e tudo que você sabe fazer na sua atuação. Isso porque você precisará se posicionar como um especialista, justamente para transmitir relevância. 

Quando eu criei minha empresa de consultoria 9 anos atrás, muitas pessoas questionaram o fato de eu fazer somente marketing digital. Elas se preocupavam por eu estar trazendo o meu negócio para um nicho específico e curar dores muito bem selecionadas. Lembre-se que você não é obrigado a ter um nicho, mas entenda que isso pode te ajudar. Quando eu escolhi o marketing digital, por exemplo, eu sabia que isso tornaria a minha entrada no mercado muito mais fácil de colocar o meu posicionamento na mente do cliente. Mas como fazer isso de fato?

 

  • Capacitação e Formação

Invista de forma real no seu aprendizado, formação e cursos que você realiza. Eu estou há mais de 15 anos dentro da área de marketing digital e sigo estudando sempre, já que preciso o tempo todo formar essa base de autoridade, pois a expectativa do meu mercado caminha de forma crescente e eu preciso acompanhar essa caminhada. 

 

  • Parcerias e Collabs

As colaborações servem para unir forças com outros profissionais. Você pode conseguir fazer uma parceria com profissionais que estão em uma etapa mais avançada ou até mesmo um colega para complementar seus públicos. Ao abordar um formador de opinião, faça isso de forma estratégica e genuína, sendo relevante nesse contato e mostrando que você tem valor a agregar e que compartilha dos mesmos valores. Além disso, você também pode procurar parcerias com marcas mais consolidadas, como por exemplo o Google Partners, que empresta a credibilidade de sua marca para agências e profissionais que buscam receber o seu selo e certificação. 

 

  • Palestras e aulas

Dar palestras e aulas ajuda demais na percepção de autoridade. Mesmo que ninguém realize um convite, você pode buscar essa oportunidade. Se você estiver estudando, é muito provável que tenha contatos, ou com o meio acadêmico ou com cursos que são ministrados por profissionais de mercado, que provavelmente estão participando de lives, eventos e palestras. Você pode e deve construir networking e rede de contatos e oferecer um serviço que pode ser um curso ou uma aula, sempre evidenciando o seu portfólio e se mostrando presente no cenário. Corra atrás das oportunidades e ao perceber que elas não cairão no seu colo, crie você mesmo um evento, como uma live com seus amigos e parceiros. Apenas faça acontecer.

 

  • Ser excelente

Costumamos pensar que excelência é a cereja do bolo, mas na realidade, é o bolo inteiro. Seja o seu principal cliente e use as suas experiências como cases para demonstrar o quão bom você é. Seja excelente no que faz, priorizando você e sua empresa, sempre! Isso é importante até mesmo para desenvolver empatia e conseguir se colocar no lugar dos seus clientes e alunos.

 

  • Formato

Será que existe um formato ideal para ter melhores resultados? A resposta é sim! E tudo começa com o seu tom de voz e jeito de ser. É extremamente comum encontrar pessoas nas redes sociais que forçam a barra para engajar seus conteúdos e muitos deles acabam copiando outros formadores de opinião. A cópia é sempre ruim pois acaba se tornando uma versão piorada. Outra questão bastante comum é a insegurança, mas por mais inseguro que você se sinta, as pessoas vão perceber que você sabe sim sobre o que está falando e vão parar para te ouvir. Você só precisa continuar fazendo até que sua insegurança diminua. 

 

  • Autoconhecimento

Para que sua insegurança diminua, você precisa se conhecer. Por isso o autoconhecimento é essencial. Algumas das opções que eu sugiro são: terapia, mentoria e buscar ferramentas de autoconhecimento e autoajuda. Quem não olha para dentro, tem dificuldade em olhar para fora. 

 

  • Apareça

Muita gente tenta ser o que não é, mas também há muita gente boa que não aparece. Essa é uma dica de uma pessoa que também demorou para aparecer, pois além de demorar para fazer os vídeos eu costumava ser super insegura. Aproveite as tarefas do seu dia a dia para mostrar ao seu público, como por exemplo os seus estudos, seus primeiros clientes e etc. Seja você mesmo e apresente-se, mesmo quando estiver nervoso. O mercado compete pela atenção e quem não é visto não é lembrado.  

 

  • Outros formatos de ajuda

Há diversos tipos de estratégias que você pode usar para aparecer mais e que lhe darão a oportunidade de demonstrar autoridade, como as caixas de perguntas, lives e entrevistas em podcast. Você pode mostrar seus cases de sucesso, entrevistar alunos, mentorandos e mostrar como as coisas eram, como são hoje e explicar como sua participação influenciou nesse processo. Mostre que você consegue ajudar as pessoas e que é capaz de fazer as coisas, sempre usando essas ferramentas como alavancas para te ajudar. 

Antes de terminar, gostaria de deixar uma dica bônus: como eu mesma disse, é importante sempre falar e aparecer, mas é de extrema importância saber ouvir. Ter escuta ativa vai abrir caminho para você identificar novas oportunidades e novas ideias. A venda é sempre o encontro de alguém que tem um problema com você, que tem uma solução, caso contrário não conseguimos gerar negócios, então lembre-se de falar mas também ouvir.

 

 

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