100 MIL INSCRITOS NO YOUTUBE | BASTIDORES E APRENDIZADOS

Chegar a marca dos cem mil inscritos é considerado um dos grandes marcos de todo canal no YouTube e não significa que seja hora de descansar, mas sim de continuar a distribuir conteúdos de qualidade, […]

Chegar a marca dos cem mil inscritos é considerado um dos grandes marcos de todo canal no YouTube e não significa que seja hora de descansar, mas sim de continuar a distribuir conteúdos de qualidade, que mostram caminhos mais fáceis para os empreendedores alcançarem seus objetivos.  

 

Não há forma melhor de comemorar e agradecer a todos que acompanharam os vídeos ou qualquer outro conteúdo do que disponibilizando mais um material rico em conhecimento. A história está sendo escrita e com ela os aprendizados são absorvidos, seguem alguns deles com os bastidores de toda a caminhada..

  • Vídeo é processo

 

É muito difícil passar a amar o processo de produção de vídeos na primeira tentativa. Geralmente leva algum tempo para se desenvolver e no meu caso não foi diferente. Esse tópico é tão verdadeiro porque eu entendi na pele as dificuldades e tive problemas ao enfrentá-las, chegando ao ponto de parar com o canal por três anos. O motivo principal era a vergonha e o medo das críticas.

 

Em meu primeiro vídeo é visível a diferença para os dias atuais em relação ao modo que me porto frente à câmera, eu ficava estática e paralisava ao começar a gravar e demorava uns dois dias para finalizar a gravação. Infeliz com os resultados, o canal ficou parado por muito tempo, mas não por eu ter desistido com convicção, o que eu fazia era deixar para amanhã, ou quem sabe mês que vem, resultando em três anos de hiato. O equipamento para produção dos vídeos que eu comprei na época não foi vendido, ou seja, ficou sem uso também.

 

Foi preciso entender que como todo desafio, os vídeos pediam por paciência e desenvoltura para encarar o processo de melhora. Além disso, entender que conteúdo não depende apenas do equipamento utilizado, mas sim da forma que o assunto é abordado. Possuir um método para seguir torna tudo muito mais organizado, especialmente para perder a vergonha de gravar. 

 

Para lidar com as críticas, entender que se o conteúdo é bom, a maior parte do feedback tende a ser positivo e é nele que se deve focar. O canal do YouTube pode levar bons profissionais a lugares inimagináveis, portanto fazer parte desse universo que alcança tantas pessoas é maravilhoso.

  • Detalhes fazem a diferença

O conteúdo é rei, mas os detalhes quando bem cuidados fazem toda diferença. Em meu trabalho com o vídeos, os detalhes são notados sempre que alguém menciona um chiado do microfone, que a luz está ruim ou a lente mal focada, para os vídeos, esses pontos estarem ajustados não mudarão o conteúdo em si, mas a percepção do público e a experiência vivida é diretamente impactada.

 

Um detalhe que se tornou uma alteração necessária para minha produção foi parar de gravar em casa e ter meu próprio escritório, onde ninguém chega para atrapalhar, assim como a acústica é bem melhor. Claro que para algumas pessoas é muito confortável gravar de casa, não há problema nisso, o ponto é que existem detalhes que não mudam só a percepção do público, mas também aumentam o foco no trabalho, como no meu caso foi a mudança de local.

  • Saber delegar

O canal no YouTube não existiria sem a editora de vídeo, Larissa, pois com ela a parte que eu não tinha interesse em fazer e também não era boa fazendo foi delegada para eu focar naquilo que era meu objetivo verdadeiro e que me fazia sentir bem. Depois de delegar a função da edição, o time foi aumentando em outros setores e hoje é formado por profissionais de diversas áreas, que produzem variados conteúdos para todos os segmentos possíveis.

 

Cabe ao empreendedor entender que delegar não é sobre se afastar da função, mas para focar no objetivo de maneira mais clara, e também aprender com quem fará essa função designada. Eu mesma aprendi demais com todos os profissionais do time, desde ferramentas da edição até como me portar diante da câmera. 

  • Produzir conteúdos atemporais

Receber um comentário sobre um vídeo postado anos atrás, dizendo que ele ainda funciona, significa que o conteúdo é atemporal, ou seja, independente da pessoa ter visto ele no lançamento ou anos depois, ele ainda servirá para agregar conhecimento. Esse método de produção de conteúdo é ótimo para sempre ter materiais sendo acessados mesmo longe dos holofotes e com certeza esse foi um dos fatores responsáveis pela marca dos cem mil inscritos.

  • Conteúdos otimizados e contextuais

 Utilizar as tags, assim como a descrição, escolher bem os títulos dos vídeos e possuir um planejamento para as pautas, torna todo o material mais bem colocado para distribuição ao público.

 

Junto da otimização do conteúdo, fazer dele contextual facilita a produção, pois a partir de um mais amplo é possível fazer muitos outros específicos, tendo assim mais material para ser trabalhado e postado nas redes ou até em outros meios do trabalho. Para o meu caso, eu vou além da produção dos vídeos e textos, levando os assuntos para a consultoria, aulas e palestras, portanto até quem não é necessariamente produtor, pode usar essa técnica de conteúdo contextual para abranger lugares diversos.

  • Thumbnails chamativas

Algo que fomos aprimorando e seguimos nesse desafio são as capas ou Thumbnails, afinal é o que as pessoas mais olham antes de clicar em algum vídeo. No passado havia apenas poses sérias, hoje em dia elas são pensadas de forma que tenham a ver com o assunto comentado e possuam frases chamativas.

 

O ponto desse tópico é mostrar que sempre estamos em busca da melhora, ninguém é perfeito apenas olhando para trás, os erros acontecem agora e precisam ser ajustados com racionalidade. Quando o assunto é YouTube, alguns aprendizados são casuais e vem fácil, outros são mais complicados de alcançar, o processo é constante e a beleza está nisso. 

Contar com os feedbacks ajudará a erguer os próximos degraus do canal, pois não estamos sozinhos nessa caminhada, estamos lado a lado, cada um dos cem mil de nós. Que muitos outros vídeos e materiais venham, pois o Marketing inteligente é atemporal e estará presente em nossas vidas em todo momento.

 

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