Oi, pessoal!

No post de hoje vamos falar sobre uma das métricas mais importantes para quem trabalha com e-commerce, a Taxa de Conversão.

Se preferir confira o vídeo na íntegra, no final deste post, diretamente do meu canal no Youtube.

Conceito

Converter é o mesmo que alcançar um objetivo.

Para quem tem e-commerce, a conversão nada mais é do que vender.

Para quem não tem, é qualquer outro objetivo estipulado, como: entrar em contato, assinar a newsletter, baixar um e-book, assistir um vídeo promocional ou fazer uma inscrição em um evento.

Entenda

Taxa de Conversão é a a relação entre quem comprou e quem acessou o site, quando falamos de lojas virtuais. Para quem não tem e-commerce, a taxa de conversão é a relação entre pessoas impactadas ou que acessaram o site e quem alcançou um objetivo delimitado por você.  É por isso que essa relação é determinante para aferir a relação entre ESFORÇO e RESULTADO.

Fórmula

Tx de Conversão = Número de Vendas (Objetivo alcançado) / Quem Acessou * 100

Valor Ideal de Conversão

A melhor forma de encontrar a Taxa de Conversão ideal é usar seu próprio referencial, como o histórico, por exemplo. Mas para dar uma ideia de mercado, estamos falando de 1% a 2% de Conversão Média (e-commerce). Isso significa que a cada 100 pessoas impactadas (acesso o site), apenas uma vai comprar ou entrar em contato. Os esforços para aumentar a conversão precisam ser contínuas, justamente para diminuir a necessidade de impactar tantas pessoas.

Google Analytics e Tags

Na hora de medir os resultados alcançados, o Google Analytics (GA) será seu melhor amigo. Caso utilize Estratégias de Inbound Marketing e Landing Pages, garanta que também vai conseguir medir a conversão, seja pelo próprio GA ou através de um painel próprio de uma ferramenta.

Mídia Paga:

Google Adwords, Facebook Ads, Linkedin Ads e outras modalidades de mídia disponibilizam Tags HTML (o Facebook chama de pixel) que você poderá instalar em seu site e configurar para que possa medir a conversão por canal utilizado. É muito importante ficar de olho no resultado real gerado (vendas) e não ficar preso na ideia de que basta trazer acessos e ter campanhas com CTR alto para ter resultado efetivo.

Compare:

No GA será possível utilizar o filtro de datas para aferir a conversão de forma histórica, ao longo do tempo. A dica é comparar períodos como mês e ano e também campanhas, exemplo: Dia das Mães versus Dia dos Namorados. Também é interessante medir a conversão do ponto de vista dos produtos ofertados, usabilidade do site, promoções, frete, novas formas de pagamento, etc.

Reflita

Se você investe muito tempo e dinheiro em divulgação para levar mais e mais pessoas ao seu site ou loja virtual para pouco incremento de venda, pode não estar valendo a pena todo o esforço investido. É muita gente impactada, mas pouco resultado real. Por isso, sempre priorize qualidade ao invés de quantidade. Aumentar a conversão é uma excelente maneira de ter mais lucratividade em seu negócio.

Espero que tenham gostado do post! Até a próxima :)

Escrever comentário sobre Taxa de Conversão | O que é, fórmula e como interpretar