Você já se perguntou como vivia antes do Google existir? É engraçado lembrar dos tempos em que havia agenda de telefones, enciclopédias para pesquisa e dicionários para verificar a ortografia. Sim, já vivemos assim! Em tempos de excesso de informação, ser encontrado deve ser objetivo de qualquer marca, empresa ou profissional. 

Na busca por um dentista, por exemplo, é comum que nosso primeiro passo seja procurar no Google para em seguida pedir indicações para amigos através de redes sociais. E para quem não possui site – como a maioria dos profissionais liberais – qual a melhor estratégia para ser encontrado pelo Google?

É aqui que entra o tema do post de hoje: a busca local ou local search. Vamos entender o que é busca local e como ela funciona, o que muda com a chegada do Google Meu Negócio e principalmente, como colocar a sua empresa neste universo. Boa leitura!

O que é busca local?

A busca local tem relação direta com a intenção do usuário e com o contexto que o levou a realizar uma busca. O nome desse movimento é web 3.0, na qual não se pensa mais somente em interação e sim em compreender exatamente o que o usuário quer, com base em linguagem natural e semântica. Um exemplo bem interessante envolve a Copa do Mundo: ao pesquisar por “jogos brasil copa”, o Google direciona o usuário a uma página com horários, grupos e tabelas de classificação. Ele faz isso porque “entende” que buscamos por essas informações, levando em conta a intenção (saber horários) e o contexto (copa do mundo). Percebam como o foco não é mais nas palavras exatas e sim, no que elas significam para aquele usuário.

Para reforçar essa estratégia global,  em 2013 ocorreu a mais importante atualização no algoritmo de busca do Google, apelidada de Hummingbird. Recomendo a leitura desse artigo sobre o tema.

A busca local entrega aquilo que o usuário procura, levando em conta o que está mais próximo dele. É fazer parte da intenção de compra onde ela é possível, geograficamente. Muito se fala de e-commerce e compras a um clique e as buscas locais trazem esse conceito para perto do comércio e da prestação de serviços nas cidades. Não é por acaso que tivemos tantos avanços com o Google Street View!

Faça o teste: se buscar pelo termo “restaurantes” ou “restaurante e o nome de uma cidade”, os resultados trarão endereços e mapas com avaliações de outros internautas e priorizarão aqueles que estão mais próximos a você. É assim que funciona o busca local :)

Google Meu Negócio

Google Meu Negócio

Antes chamado de Google Places for Business, a plataforma de busca local do Google envolvia uma integração total com o Google+. Na teoria isso fazia total sentido, já que a rede social complementa a busca, reforçando o relacionamento com a empresa encontrada através de conteúdo e favorecendo a busca por recomendações e opiniões de amigos. A aceitação do Google+ fez os rumos da rede mudarem e foi daí que surgiu o novo Google Meu Negócio, uma plataforma de permite ao Google dar mais foco aos seus produtos de forma diferenciada.

O que sua empresa pode fazer ali?

  • Manter informações comerciais atualizadas no Google
  • Ajudar a divulgar sua empresa. O Google pode usar as informações comerciais que você forneceu em resultados de pesquisas locais.
  • Ler e responder aos comentários dos seus clientes (AMEI!).
  • Saber como os clientes pesquisaram sua empresa e de onde vieram
  • Fazer upload de fotos em alta qualidade e criar um texto de apresentação mais longo para sua empresa.
  • Utilizar o recurso “Hangouts on Air” para gravar um vídeo dos bastidores da empresa ou da equipe trabalhando.

Criando um Local no Google Meu Negócio

A primeira coisa que você deve possuir é uma conta no Gmail, com login e senha. É através dela que você fará toda a gestão dos dados da sua empresa. Você pode criar a sua clicando aqui.

Depois disso, você deve acessar o portal Google Meu Negócio e clicar no botão “Aparecer no Google”, que fica no canto superior direito. Antes disso, vale a pena ler os breves tutoriais ao longo da página, eles facilitam bastante.

Agora é só ir seguindo o passo a passo. Simples assim! Não tenha medo de editar informações, elas só ficarão visíveis após a confirmação da empresa. Você vai inserir a categoria da empresa (loja, cafeteria, consultório, etc.), endereço, telefone, os horários de funcionamento, website (se houver), fotos e tudo aquilo que o ajudar a divulgar seu negócio.

Por falar em confirmação, esse é o ponto mais delicado. O processo acontece através do envio de um código, chamado PIN. Você pode confirmar o PIN através de correspondência, que chega pelos Correios (tenha o cuidado de fornecer o endereço correto) ou por telefone, em uma ligação gravada que acontece em cerca de 30 segundos após clicar no botão de confirmação (tenha o cuidado de fornecer o telefone correto). Se inserir um número de celular, é ele que aparecerá como telefone do seu negócio nos resultados do Google, fique de olho!

Outro ponto importante: se a sua empresa possuir URA (atendimento automático) você não conseguirá fazer a confirmação por telefone.

FAQ Completo para o Google Meu Negócio: sim, ele pode salvar sua vida :)

Após aproximadamente 15 dias da criação, sua empresa deve começar a aparecer nas buscas de forma consistente. Seja paciente, mas mantenha o foco. Faça buscas de vez em quando para ver como andam os resultados e fique de olhos na área de “Insights” do seu painel.

Uma dica: seja específico na forma de nomear seu negócio e pense na maneira como o seu cliente busca pelos seus serviços e produtos. Lembram do exemplo do dentista? O Google já entende que “odontologia” e “dentista” são termos relacionados, mas tenha o cuidado de não florear demais com termos técnicos que dificultam o processo de ser encontrado.

 P.S: O Bing (buscador da Microsoft) possui recursos fantásticos para buscas locais que devem chegar em breve no Brasil. Também é importante preparar o seu negócio para as buscas locais e móveis, feitas pelo celular. Esses temas não foram esquecidos, e sim guardados para um próximo post, mais completo. Até lá!

Escrever comentário sobre Entenda o Google Meu Negócio e a Busca Local

21 comentários abaixo sobre Entenda o Google Meu Negócio e a Busca Local

  • Muito bom!
    O artigo não deixa a desejar, as informações me tiraram uma grande dúvida que martelava na minha cabeça!!!

    Obrigado por compartilhar Camila.

  • Marco Santos disse:

    Camila, me ajude por favor!!! Vou tentar resumir: Sou produtor musical, meu site é http://www.marcosantosprodutor.com. Meu site existe desde 2006, eu mesmo fiz e gerencio e modéstia a parte, fiz um trabalho muito bom de SEO e estava facilmente na primeira página do google para a palavra chave “produtor musical”. Em 2013 eu me cadastrei no antigo google places. Nao chegou a ir ao ar mas agora com o lançamento do Google Meu Negócio, meu cadastro já foi ativado no novo sistema. Apareço no google maps, otimo. Na descrição do google meu negócio eu coloquei que era um “produtor musical gospel” e esse foi o início do meu drama. Nas buscas organicas do Google não apareço mais se a pessoa pesquisar “produtor musical”. Simplesmente sumi! E fico na primeira pagina se a pessoa pesquisar “produtor musical gospel”. O Google Meu Negocio se tornou a principal referencia e ignorou totalmente o meu trabalho de SEO pois no meu site não tem a palavra GOSPEL em lugar nenhum mas mesmo assim o google me posiciona! E eu tirei justamente por saber que se aparecer para “produtor musical gospel” eu DEIXO DE APARECER para “produtor musical” que é o que realmente funciona. COm isso meus acesso caem 95%, ou seja, quase zeram. E como trabalho para todo o Brasil, estou até com duvidas se devo aparecer no mapa, estou com medo do sistema deixar de me rankear se alguem pesquisar fora da área maxima de atuação de 999km que o google permite. Pelo relatorio do google webmasters tools, a queda começou no dia 27-06-2014 que acho que foi quando o Google Meu Negocio entrou no ar. Ja editei a descrição do Meu Negocio e tirei a palavra Gospel de lá. Devo esperar?
    O Google vai entender e atualizar isso? Obrigado e parabens pelo trabalho!

    • Camila Renaux Camila Renaux disse:

      Oi, Marco!

      Tudo bem?

      Entendo perfeitamente a sua situação com a busca local, inclusive porque vivi algo semelhante com os meus próprios resultados. O seu site não deixará de aparecer na busca fora do raio de atuação, mas sim, esse é um fator marcante em buscas locais. Nesse caso, depende da sua concorrência e de outros fatores de SEO. Pelo seu relato, não me parece que você precise se preocupar com esse ponto especificamente. Apenas continue fazendo um bom trabalho de SEO que os resultados continuarão bons. Dividindo um pouco da minha experiência pessoal com a edição da descrição: sim, é bastante angustiante aguardar, mas depois de 30 dias, os resultados normalizam. A retirada da palavra Gospel trará sim o impacto que você busca, mas o ideal é aguardar esse período de pelo menos 30 dias (o Google fala em sua documentação em até 3 meses, mas na prática não leva tanto tempo) para que tudo volte ao normal.

      Espero te-lo ajudado!

      Abraços,
      Camila

  • Raquel Moritz disse:

    Tava pesquisando sobre o Meu Negócio e cheguei aqui. <3

    Obrigada pelo texto, Camis, ajudou bastante!

    Bjs

  • Excelentes informações prestadas! Parabéns!

  • Cristiano disse:

    Olá.
    Meu nome é Cristiano e já fiz várias tentativas para que chegue até mim o código de confirmação, para a minha loja aparecer no google. Mais não chega. Não sei se é problema com os correios ou se o google não enviou para mim. Como posso sanar esse problema? Obrigado.

    • Camila Renaux Camila Renaux disse:

      Oi, Cristiano!

      Você já tentou fazer via telefone? Um cliente meu já teve sucesso deletando a conta e recomeçando, um novo cadastro totalmente diferente. Será que funcionaria com você? Pode valer a tentativa!

      Abraços!

  • Ótimo texto Camila! Adorei!

  • Boa noite,cadastrei minha empresa no Google meu negócio.faz 2 meses recebi o pin confirmei o cadastro.mas não aparece no Google.por favor pode me ajudar? Ela não aprece no lado direito da tela

  • Solange disse:

    Chegou o PIN pelo correio quando eu insiro em meu negocio informa que o codigo esta incorreto. Como resolver

  • David Candido disse:

    -‘ Você e demais, esta me ajudando muito com os seus artigos.
    Sucesso

  • Julie Luiza Carboni disse:

    Oi Camila, sou formada em Marketing e faço Pós em MKT Estratégico, acho teu blog sensacional e me ajuda muito na busca por conhecimento! Espero um dia poder ajudar os outros a entender um pouco mais sobre a arte de fazer Marketing! Parabéns!

  • Celia Pessanha disse:

    Bom dia. Recebi uma ligação dizendo ser alguém do google e querendo fazer o cadastro da minha empresa no google meu negócio. Fiquei em dúvida. Você saberia dizer se o google realmente liga para as pessoas para fazer esse tipo de instalação ? Obrigada !!

    • Camila Renaux Camila Renaux disse:

      Oi, Celia!

      Tudo bem?

      O Google não faz esse tipo de abordagem tão direta, mas já vi esse tipo de prática acontecer da seguinte maneira: agências credenciadas pelo Google para fazer as fotos do Meu Negócio (a funcionalidade “veja por dentro”) se identificam com sendo o Google para ganhar a atenção do potencial cliente. Claro que também pode se tratar de alguém mal intencionado. Quando o Google entra em contato, normalmente oferece uma breve consultoria ou treinamento, faz questionamentos, etc. Não é algo tão direcionado. Na dúvida, peça que enviem um e-mail e verifique a autenticidade do endereço, dados de assinatura, etc.

      Abraços,
      Camila

  • weverson disse:

    Olá, td bem? Meu nome é Weverson menezes e venho acompanhando seu blog há um tempo. Aprendi muita coisa com vcs. Coloquei em prática e tive excelentes resultados que acredito ser um caso interessante para ser compartilhado com sua adiência. O link do post é: http://openagencia.com.br/como-aparecer-no-google/
    Obrigado pela atenção!