Oi, pessoal!

No post de hoje vamos falar sobre um tema polêmico e muito importante, especialmente em ano eleitoral: FAKE NEWS.

Se preferir confira o vídeo na íntegra, no final deste post, diretamente do meu canal no Youtube.

O que significa Fake News?

É a mesma coisa que boato ou notícia falsa. Elas chegam até nós principalmente através das redes sociais e dos grupos de Whatsapp.

É importante destacar que existem sites especializados em construir e divulgar notícias falsas, eles utilizam robôs para ajudar o boato a ser compartilhado e divulgado.

Por que Boatos Ganham Força?

“Fake News” acionam um gatilho importante em nossos cérebros: na maioria das vezes acreditamos que estamos passando adiante uma informação que vai ajudar alguém. É nesse modus operandi que se apoia quem constrói o boato.

Existe um padrão, o boato é sempre algo que vai gerar revolta ou empatia imediata, afinal, deve agir no impulso e não dar tempo ao leitor de refletir, pensar, checar fontes e verificar se aquilo faz algum sentido.

Como Evitar ser Vítima de Uma Notícia Falsa?

Notícias sem data, de sites pouco conhecidos, com relatos vagos ou que citam fragmentos notoriamente verídicos com outros mais genéricos, sem citar nome de envolvidos, tendem a ser boatos. Uma outra dica é tomar cuidado com publicações que pedem para clicar, marcar amigos e compartilhar.
Imagens sensacionalistas e impactantes também são iscas muito utilizadas por quem constrói boatos.
Obs: na maioria das vezes os sites que são especializados em gerar notícias falsas usam robôs com inteligência artificial para otimizar os gatilhos mentais e ganhar escala para gerar mais e mais boatos.
Não compartilhe notícias imediatamente, sem leitura e análise.
Pesquisar no Google e em sites especializados, como o http://www.e-farsas.com/, ajuda muito!

Escrever comentário sobre O que é e como evitar: FAKE NEWS