Oi, pessoal!

No post de hoje vamos falar sobre o retorno dos investimentos que fazemos em ações de Marketing.

Provavelmente te falaram que nesse mundo mágico do Marketing Digital tudo pode ser medido. Nesse momento você se sente perdido, sem nem ao menos saber por onde começar. É ROI pra cá, ROI pra lá, mas na prática você não consegue mensurar os resultados daquilo que investe em Marketing. Vamos entender isso melhor e acabar de vez com as dúvidas? Vem comigo e se joga!

Se preferir confira o vídeo na íntegra, diretamente do meu canal no Youtube.

Entenda

O ROI ou Retorno sobre Investimento é um conceito que vem da Matemática Financeira para aferir se vale a pena colocar o seu dinheiro em um determinado empreendimento. Ele mede a relação entre a quantidade de dinheiro ganho como resultado de um investimento e a quantidade de dinheiro investido.

Fórmula

ROI = Lucro – Investimento / Investimento

Se você aplicou 10.000 reais em um negócio e no final de um ano lucrou 100.000, o seu ROI ou Retorno foi igual a 9. Ou seja, 9 vezes maior do que o seu investimento.

ROI no Marketing

No dia a dia do profissional de Marketing é comum defender investimentos em ações e campanhas que vão gerar vendas, faturamento ou receita. Conseguem perceber como os conceitos são próximos? É por isso que é importante medir o ROI no Marketing, justamente para saber qual o retorno que temos em cada ação realizada e entender qual a melhor forma de investir em Marketing.

Lembrando: você vai ter muito mais facilidade em medir o Retorno de suas ações se elas forem focadas em vendas, como uma campanha de Links Patrocinados que leva ao seu produto em um e-commerce ou página para solicitar um orçamento. Caso o seu investimento seja um vídeo institucional fica mais difícil saber se aquela iniciativa está gerando vendas. Provavelmente está, mas é sim mais complicado medir por ser um investimento em marca (branding). Marca não é algo que você reforça hoje e vende amanhã, é no médio e longo prazo.

Se você está tendo dificuldades em medir o ROI de suas ações de Marketing é provável que isso esteja acontecendo porque você não possui clareza sobre o seu objetivo. O ideal é que o seu objetivo seja focado em vendas na hora de medir o ROI, dessa forma você conseguirá calcula-lo com mais facilidade.

Problemas com ROI e como Resolve-los

Para o Marketing, muitas vezes é difícil medir o lucro das ações que executa, existe um longo caminho até chegar na margem de lucro exata. Por isso, a dica é: use o ROI de Marketing, que vai medir quanto você fatura a cada real investido em determinada ação.

ROI de Marketing = Faturamento / Investimento

O ROI de Marketing diferente do ROI da Matemática Financeira – que calcula o percentual de retorno sobre o investimento realizado – já que relaciona vendas (faturamento) com o investimento realizado – muito mais fácil para nós, números e indicadores muito mais acessíveis. A fórmula pode ser menos completa, mas sana a nossa dor: saber quanto faturamos a cada real que investimentos em Marketing, o nosso retorno!

Qual o ROI Ideal?

Que ele seja positivo! Se você gasta mais na campanha do que ela resulta em vendas, você precisará revisar a estratégia.

Uma dica é criar referenciais como o histórico e o comparativo entre mídias. Ao utilizar somente indicadores de mercado você acaba utilizando médias de empresas de uma realidade muito diferente da sua, o que pode não fazer sentido no seu cenário e na sua estratégia. É muito melhor trabalhar com referenciais próprios!

Espero que esse conceito tenha ficado mais claro e que vocês estejam mais motivados a medir o ROI de suas campanhas, fazendo Marketing orientado a resultados!

Até a próxima!

Escrever comentário sobre O que é ROI de Marketing | Fórmula, Como Medir, Quando Usar