Oi, pessoal!

No post de hoje vou compartilhar uma super dica de SEO para facilitar o dia a dia de quem precisa ter o site bem colocado nos resultados de busca do Google.

Sabemos que SEO (Search Engine Optimization ou Otimização para Motores de Busca) é muito mais uma “arte” do que uma “ciência”, afinal, temos uma série de critérios e boas práticas para seguir. Lembrando que tudo depende da concorrência do nosso mercado – concorrência pelos termos de busca (keywords) que nosso cliente usa para buscar e, por consequência, nos encontrar.

Se preferir, confira o vídeo na íntegra lá no fim desse post, diretamente do meu canal no Youtube.

Conteúdo

O pilar principal para ter sucesso em SEO é gerar conteúdo. Sem ele, nada feito! Esse conteúdo precisa ser original, frequente e de qualidade.

Precisamos garantir que os termos de busca estejam no texto, que as imagens estejam otimizadas e que o conteúdo seja o mais completo possível, além de seguir as boas práticas de SEO. Na prática, o conteúdo precisa resolver o problema do nosso cliente ou potencial cliente.

Reciclar

Muitas vezes gastamos muita energia gerando novos posts, que demoram muito para subir no ranking ou sofrem com a concorrência, que em alguns mercados pode ser bem acirrada.

A dica é: recicle conteúdo já existente no seu site ou blog!

Sabe aquele post ou página que já está indexado, mas não consegue vencer a concorrência para estar entre as três primeiras posições? Você vai recicla-lo e otimiza-lo ainda mais, dando um “boost”, uma força extra para ele! O resultado é ganho de autoridade e melhora no ranking. O pulo do gato é não precisar começar do zero!

Como fazer isso:

1. Melhores todos os quesitos do texto: estrutura, uso de palavras chave, negritos, sinônimos e claro, deixe-o mais rico em informações! Faça aquele conteúdo ser ainda mais completo e atual, insira novas informações, agregue mais dicas, links e novidades.

2. Vídeo: se quiser dar ainda mais força para esse conteúdo, utilize o Youtube ao seu favor. Grave um vídeo com o conteúdo que antes era somente textual, publique em seu canal no Youtube e otimize títulos, tags e a descrição. Com esse vídeo já publicado, faça a incorporação (embed) no seu post ou site. Isso dá mais opções ao leitor, que pode consumir o conteúdo através de texto ou vídeo. O Google gosta disso e você ganhará pontos importantes. Outra dica é colocar o link para o post completo na descrição do vídeo! É Link Building acontecendo na prática!

3. Atualizar data: como você realmente melhorou o conteúdo, atualizou, agregou informações e até um novo formato (vídeo), você também ganha o direito de atualizar a data do seu post. É comum usarmos termos como “editado”, “update” ou “revisado” para mostrar ao leitor que esse conteúdo não é novo e sim, reciclado e melhorado.

4. Seja honesto: se a intenção for mudar duas ou três palavrinhas e aí mudar a data do post, se poupe desse trabalho! Essa gambiarra não vai resolver e ainda será anti ético com quem acompanha seu site ou blog. É importante que o conteúdo seja realmente atualizado, melhorado, ganhe novos formatos e fique muito mais completo!

Espero que tenham gostado do post!

Até a próxima :)

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