Entenda o que faz um Consultor de Marketing Digital

Desde que iniciei meu trabalho na área de Consultoria em Marketing Digital me deparo com dúvidas de clientes, parceiros e fornecedores quanto às atividades de um Consultor de Marketing Digital. Esse post tem como objetivo explicar um pouco sobre o papel desse profissional e também auxiliar os gestores no entendimento dessa nova área, que torna-se cada vez mais importante no dia a dia das empresas.

Segundo o autor do livro “A Bíblia do Marketing Digital”, Claudio Torres, Marketing Digital é o conjunto de estratégias de Marketing para atingir objetivos de uma pessoa, marca ou organização, aplicadas à Internet e demais meios digitais.

É aqui que entra aquela máxima muito explorada pelos consultores da área: Não existe diferenciação entre offline e online, a estratégia é sempre única. Falando de uma maneira menos acadêmica e mais prática, é claro que existem diferenças entre os dois mundos, principalmente do que diz respeito às ferramentas e plataformas disponíveis. Esse profissional trabalha em sinergia com demais fornecedores, como as agências de comunicação integradaagências digitaisagências de SEO e de links patrocinadosassessoresRPs, agências focadas em produção de conteúdo para web, etc.

As empresas querem usufruir as oportunidades e, principalmente, acompanhar a virtualização do relacionamento e da comunicação com o consumidor, para que não fiquem paradas no tempo ou sejam prejudicadas pela concorrência. Uma Consultoria em Marketing Digital deve auxiliar esse processo!

O consultor é um profissional que diagnostica uma determina situação com base em dados para que, na sequência, possa transforma-los em informação que servirão de alicerce para a formulação de estratégias. A Consultoria em Marketing Digital é um serviço de apoio à empresa e suas lideranças, visando auxiliar a organização a definir a melhor alternativa de ação num ambiente repleto de incertezas, riscos e competição.

O papel do consultor:

  • Deve trabalhar em detrimento da empresa, nunca dos serviços que tem a oferecer
  • Um consultor vende inteligência e expertise
  • É extremamente desejável que um consultor conte com uma metodologia de trabalho e tenha foco em resultado
  • Deve contar com uma rede de parceiros, mas ser independente o suficiente para atuar com a equipe e rede de parceiros do seu cliente, se necessário
  • Um Consultor de Marketing Digital pode – e deve – se envolver em questões do Marketing Estratégico e “offline”

Problemas que podem ser diagnosticados:

  • Os produtos da empresa nunca são encontrados em buscadores, como Google ou Bing;
  • O site da empresa está defasado e nunca gerou qualquer venda ou contato para a equipe comercial;
  • Apesar dos produtos que a empresa vende serem extremamente populares, os consumidores não encontram canais oficiais da marca em nenhuma mídia social;
  • Pouco é falado para e sobre a empresa na Internet, mas existem críticas em canais interativos como o “Reclame Aqui” e ninguém sabe ao certo como lidar com isso;
  • O diretor quer divulgação maciça na Internet, mas o Departamento de Marketing não sabe direito por onde começar.

Esse cenário é bastante comum e todos nós conhecemos alguma empresa nessa situação. Aqui, cabe ao consultor confirmar esse cenário e diagnosticar a causa de todos esses problemas e de outros até então desconhecidos, através de análises. Esse diagnóstico não pode ser fruto de “achômetro” e deve estar pautado em informações e dados confiáveis.

As estratégias para solucionar os problemas:

Existem uma série de possibilidades para resolver os problemas listados acima! É aqui que entra o principal papel do consultor de marketing digital, que deve avaliar a empresa (lideranças, processos, profissionais, fluxo de informação, orçamento, estrutura, etc.) e também o mercado (concorrentes, público alvo, pontos críticos, oportunidades e ameaças) para sugerir estratégias e traçar planos de atuação na Internet, em mídias sociais e em dispositivos mobile (celular e tablets), caso a caso.

O Consultor de Marketing Digital é, além de conselheiro, agente de mudanças nas organizações. Deve orientar a empresa sobre a melhor maneira de investir, com objetivo de economizar e “gastar bem”, auxiliando nas escolhas da organização. Em termos gerais, a atuação e os serviços de um Consultor de Marketing Digital podem ser extremamente verticais ou mais abrangentes e horizontais.

Serviços que podem ser prestados:

  • Planejamento web (sites, hotsites, plataformas interativas, etc.)
  • Planejamento para e-commerce e social commerce
  • Planejamento para Mídias Sociais
  • Estratégia de Conteúdo
  • Estratégia de Mensuração e Gestão de Métricas de Resultado
  • Estratégias de Marketing de Busca e Otimização (SEO, SEM, etc.)
  • Marketing Interativo
  • Marketing Viral
  • Planejamento de Mídia Digital
  • Planejamento de Comunicação Digital
  • Estratégia de Monitoramento em Mídias Sociais

O consultor não executa tarefas, ele orienta a maneira como essas tarefas devem ser executadas e traça as diretrizes estratégicas para que essas tarefas obtenham bons resultados. Um exemplo muito comum é a produção de conteúdo: o Consultor de Marketing Digital pode traçar toda a estratégia de conteúdo, criar pautas, estudar termos mais buscados, delimitar frequência e responsáveis, além de determinar a temática da comunicação em cada canal social. Não é o consultor que escreve e publica o conteúdo. Para isso, ele atua em parceria com fornecedores focados nessa tarefa ou orienta e capacita o time do cliente para essa função.

Um ponto importante para ressaltar é que, apesar do consultor sempre sugerir, ele não deve ser aquela pessoa que vai até a empresa somente para conversar, vez ou outra. É preciso estar presente e próximo ao cliente. O consultor não pode tomar o lugar do gestor, colocar a mão na massa ou “se atravessar” no organograma das empresas, até mesmo por uma questão ética, mas isso não é desculpa para não se envolver! Sem envolvimento, essa construção que é feita sempre a pelo menos quatro mãos (cliente e consultor), fica sem base sólida.