Se o conteúdo é bom, por que a FanPage não ganha curtidas?

Na semana passada recebi um e-mail com uma dúvida comum: “Utilizo metodologias de geração de conteúdo que aprendi em cursos sobre Marketing Digital e apesar do conteúdo ter qualidade, a FanPage da empresa em que […]

Na semana passada recebi um e-mail com uma dúvida comum: “Utilizo metodologias de geração de conteúdo que aprendi em cursos sobre Marketing Digital e apesar do conteúdo ter qualidade, a FanPage da empresa em que trabalho não recebe curtidas nas publicações e na própria página. Como reverter isso?”

É comum se identificar com a situação acima, já que aprendemos desde sempre que conteúdo bom é 99% da equação do sucesso na Internet. Especialmente quando falamos em blogs, essa é a máxima que rege todo o trabalho. Porém, temos que compreender que o Facebook tem suas próprias regras e particularidades e que, na rede social, não basta ter bom conteúdo para ganhar audiência. No post de hoje explico esse cenário tão comum e sugiro estratégias para driblar as dificuldades. Boa leitura!

Métricas

Antes de entrarmos na parte técnica, é interessante falar de métricas e indicadores de resultado para o Facebook. Para os gestores, é muito simples. Existem botões com polegares para cima que dizem que pessoas acompanharam aquele conteúdo. Nada mais lógico do que supor que quanto mais pessoas aprovem aquele conteúdo, maior seja o número de curtidas. Isso também vale para o número de fãs de uma página. É medida de audiência pura e simples!

Isso não está errado e é um pouco hipócrita assumir que os números de audiência pouco importam. Claro que importam! Porém, em tempos de Edgerank (explicações abaixo), avaliar o sucesso de uma FanPage apenas pelo número de curtidas em posts e na página acaba sendo pouco eficaz.

EdgeRank

O Edgerank é um algorítimo que define qual, quando e com que frequência um conteúdo será apresentado aos fãs de uma marca no Facebook. Esse algorítimo avalia as postagens e decide, baseado em critérios pré estabelecidos, o que vai aparecer para quem. Segundo as pesquisas mais recentes, uma marca tem seu conteúdo mostrado para somente 20% dos seus fãs!

Os critérios do Edgerank são:

  • Afinidade: determinado pelo número de interações realizadas entre um usuário e uma Fan Page. Visitar uma página, curtir, comentar ou visualizar fotos garante pontos positivos.
  • Peso: o conteúdo publicado e compartilhado deve ter relevância para os usuários. Em escala crescente: texto, fotos, vídeos, enquetes.
  • Tempo: para garantir que o conteúdo seja visualizado por uma parcela maior dos fãs, o ideal é publicar conteúdo entre 2 e 3 vezes por dia.

Quer conhecer o EdgeRank da sua marca do Facebook? Confira o EdgeRank Checker :)

Mídia

A melhor maneira de aumentar curtidas na página e em publicações é investindo em mídia paga no Facebook. É importante deixar claro que isso não significa utilizar métodos baseados em pirâmides ou compra de likes. Investir em mídia no Facebook significa criar anúncios segmentados para o seu público alvo, que ao saberem da existência da sua página, tem maior probabilidade de curti-la. A máxima aqui é – quem não é visto não é lembrado.

Como anunciar no Facebok

Ganhar Curtidas na Página

Os anúncios com foco em curtidas para a Página no Facebook podem ser pagos por mil impressões (CPM) ou por clique (CPC). O anunciante determina um orçamento total e o período de veiculação, a partir desses dados será apresentado pelo próprio Facebook o orçamento diário da campanha (campanha é o nome técnico dado ao conjunto de anúncios que podem ser criados).

Exemplo: você pode criar a Campanha Teste para Ganhar Curtidas e nela experimentar várias possibilidades de anúncios e avaliar resultados. O anúncio é apresentado para os usuários que possuírem as características de segmentação escolhidas e cada vez que alguém clicar no anúncio, o valor do clique sai da “conta corrente”.

O valor do clique é definido em tempo real, dependendo da concorrência sobre o público alvo. De uma forma geral, o valor do clique para campanhas com foco em curtidas varia entre R$0,10 e R$0,70 no Brasil. Isso é apenas uma média geral, ok? Não é possível pré-determinar o valor do clique, isso depende do número de anunciantes (concorrência) que buscam atingir o mesmo público.

 

Passo a Passo para Ganhar Curtidas na Página

Como anunciar no Facebook

 

como criar um anúncio no Facebook

 

Você ainda poderá segmentar seu público de acordo com: Local, Idade, Gênero, Interesses precisos (páginas que curte), Status Familiar, Status de Relacionamento, Plataformas Móveis, Modelo de Relacionamento (curte, não curte, amigos de quem curte), etc.

Do lado direito da sua tela, o Facebook mostrará  quantas pessoas serão impactadas pelos anúncios. Ou seja, super segmentado e fácil de ser apresentado para aprovação de verba.

Passo a Passo para Ganhar Curtidas nas Publicações

Para “Impulsionar” o conteúdo da FanPage, o processo é ainda mais simples. Basta clicar no botão que aparece no canto inferior direito de cada postagem, na própria linha do tempo (Impulsionar). Ao clicar ali, o Facebook vai sugerir níveis de audiência em número de pessoas, aumentando as chances de ganhar curtidas por um processo muito simples, o “drible” do EdgeRank. Somente assim para que uma marca alcance 100% de seus fãs com suas publicações. Por isso, não fique na defensiva na hora de responder à questionamentos sobre o desempenho do conteúdo, argumente que, apesar do bom conteúdo, são necessários investimentos em mídia para que esse mesmo conteúdo chegue a toda à audiência (fãs) da página.

Caso seja a primeira vez que você impulsiona uma publicação primeiramente terá que cadastrar sua conta e seus dados de cartão de crédito, para então visualizar conforme a imagem abaixo.

como criar um anúncio no Facebook 3

Pagamentos e Nota Fiscal

Os pagamentos são sempre feitos através de cartão de crédito e as notas fiscais chegam através do e-mail. O problema é que a titularidade do cartão não deve ser de um CNPJ (empresa) e sim, uma pessoa física, que é chamada de anunciante. A exceção acontece caso seja atingido um patamar de aproximadamente R$20 mil por mês em investimento em mídia, quando o Facebook designa um gerente de contas e habilita a emissão de boleto bancário e nota fiscal em nome da empresa. Até lá, o processo é esse mesmo, uma pessoa deve ser responsável pelo pagamento (cartão e nota) e depois repassar isso à empresa.

Não existe mínimo para o valor a ser investido. As primeiras campanhas devem gerar histórico para que seja calculado o Custo por Fã. Caso o custo de cada curtida (tudo é apresentado nos relatórios) seja de R$0,25 e a empresa tenha R$300,00 para investir, irá conquistar uma média de 1.200 fãs. Para as publicações promovidas, o valor varia conforme é apresentando pelo Facebook nos níveis de audiência.

Relatórios

Os relatórios do Facebook para opções Curtir sempre vão discriminar os anúncios que ficam no newsfeed dos anúncios que aparecem na lateral direita, ambos incentivando a curtir a página promovida. Os relatórios do tipo História Patrocinada (Impulsionar Post) também são mostrados nos relatórios, mas podem ser vistos no próprio post, na linha do tempo da página. Os Relatórios informam:

Opções Curtir: número de novos curtidores que o anúncio trouxe.

Alcance: número de pessoas que viram o anúncio.

Frequência: número de vezes que o anúncio foi exibido para as pessoas presentes na segmentação, em média.

Cliques: número de cliques que o anúncio obteve.

Taxa de Cliques: índice de qualidade que relaciona o número de pessoas que viram e clicaram no anúncio.

Preço Médio: quanto se paga em média pelo clique ou por mil impressões naquela campanha.

Gasto Total: quanto foi efetivamente gasto naquela campanha.

Custo por Opção Curtir: é o gasto total dividido pelo número de opções curtir da página que a campanha trouxe.

Exemplo Real: clique para aumentar

Como anunciar no facebook marketing drops

No próximo post falaremos sobre Estratégia de Conteúdo no Facebook! Fiquem de olho ;)

Foto de capa por ål nik

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79 comentários abaixo sobre Se o conteúdo é bom, por que a FanPage não ganha curtidas?

  • Marlon disse:

    Camila, mais um vez um ótimo post *-*.
    Não sabia do EdgeRank “oficialmente”, já havia percebido que de vez em quando eu recebia mais atualizações de uma página. Por exemplo essa semana mesmo, fazia um tempo que não via a Fanpage da IGN nem posts no feed, porém cliquei em um anúncio sobre o novo Xbox e agora com a E3 rolando, não para de aparecer atualizações deles, bom saber, influencia muito na seleção de conteúdo.

    • Camila Renaux disse:

      Oi, Marlon!

      Fico suuuper feliz em saber que você curte o que eu escrevo!

      Sem dúvida, o EdgeRank influencia MUITO a seleção de conteúdo. As marcas menores precisam conhecer essa parte mais técnica para alcançarem resultados.

      Apareça sempre!! :)

  • Raquel Moritz disse:

    Enquanto não somos a Coca-Cola, fazer anúncios ajuda. Testado e comprovado. :)

    Beijos, Cami! Post excelente (como sempre, é claro).

    • Camila Renaux disse:

      Que legal que você gostou, Raquelzinha!

      Coisa boa receber feedbacks positivos depois de tanto tempo sem postar *.*

  • Leonardo disse:

    Oi Camila, muito legal suas matérias, a campanha de likes no face que fiz está tendo um ótimo resultado fazendo valer muita coisa que aprendemos em seu curso, deixo minha experiencia em campanha de likes tinha 1.311 curtidas em em março, com a campanha chegamos aos 3.495 no dia de hoje, grande abraço!

    • Camila Renaux disse:

      Oi, Léo!

      Fico tão feliz em ler feedbacks assim, é imensamente gratificante saber que algo que eu ensinei foi aprendido, aplicado e ainda por cima trouxe resultados! Sucesso sempre!! Você merece!!

      Bjos!

  • Heloisa disse:

    Cami,
    Como sempre ótimo !!! =)
    Parabéns, bjos !!!!

  • Raquel disse:

    Olá, Camilia. Obrigada pelas informações. Ainda não consegui entender exatamente a importância das curtidas. Meu marido tem uma fan page nova. Ele é professor e essa semana divulgou um vídeo dele explicando um tema atual de geopolítica. Em 3 dias obteve 415 curtidas na fan page e o vídeo foi assistido mais de 2000 vezes. Ele pretende continuar postando a cada 15 dias um vídeo. Que tipo de retorno financeiro pode ter com isso, já que não vende nada? Devemos nos cadastrar em sites como Social Clique?

    • Camila Renaux disse:

      Oi, Raquel!

      Tudo bem?

      As curtidas são um recurso interativo para os usuários do Facebook e as vezes são usadas como métricas de resultado em ações na rede social. Através da FanPage seu marido está construindo uma audiência e disseminando conhecimento, podendo se tornar referência na área, caso faça um trabalho qualificado e sustentável. O Facebook (através de suas guidelines) não aprova a publicidade de terceiros em páginas de fãs ou perfis. Caso seu marido busque monetizar de alguma forma esses vídeos pode posta-los no Youtube, onde existem modalidades de anúncio que o proprietário do vídeo habilita e sobre as quais recebe comissão. A mesma regra vale para os blogs, que podem “hospedar” anúncios do Google, uma modalidade chamada AdSense, que também comissiona o blogueiro.

      Abraços,
      Camila

  • Jorge Guerra disse:

    Parabéns pela postagem Camila, achei muito interessante a postagem e a partir de agora já vou poder ver formas de implementar o que foi no página do facebook referente ao meu portal de notícias: http://penoticias.com.br/responsivo/
    E quem sabe incrementar com mais curtidas, e fazer com que as postagens possam atingir todos os fãs!
    Obrigado!

  • Sérgio Mariz disse:

    Excelente artigo. Objetivo e esclarecedor. Parabéns e obrigado.

  • Arthur disse:

    Oi pessoal, sou de SP e trabalho como Desenvolvedor Web há 10 anos… dei uma pesquisada em toda a web nessas ferramentas pra conseguir mais “curtir” no Facebook e encontrei um site bem legal, chamado Asloo (www.asloo.com). Pelo jeito o Asloo tá começando agora, pq ainda não tem muitos usuários participando e os Curtir demoram um pouco ainda, o site parece que ainda tá na versão de beta, porém me chamou a atenção recursos interessantes. Pelo jeito, a ideia desse Asloo é, além de ser uma comunidade pra trocar “curtidas” entre os usuários, vc pode ver gráficos que mostram quantos “curtir” sua página ganhou por dia, um relatório resumido dos clicks, etc.. achei que essa ferramenta além de possuir um caminho para conseguirmos curtir de qualquer lado e em grande quantidade em pouco tempo, tb podemos conseguir seguidores “reais”, pq o Asloo além de ter o filtro pra vc selecionar o país que vc quer que curta sua página, li numa matéria que dentro de alguns dias vão ativar filtros como: cidade, idade, sexo, aí não fica aquela coisa de pessoas curtindo sua página mas que nunca vão comprar o produto da empresa nem visitar a loja, por ex. é uma forma de escolher melhor seu público-alvo, é mais focado em marketing mesmo! Sendo assim, você escolhe qual o objetivo real de sua campanha.
    Outras vantagens que vi é que quando vc se cadastra, já tem 100 pontos pra testar o e recebe de 5 a 10 pontos por página que vc curtir, além disso, clicando em 20 “curtir” por dia, ganha um bônus de 200 pontos curtindo as páginas de outros usuários da comunidade. Achei legal a forma como vc controla as campanhas…, outra coisa da hora é que vc acessa uma tela com 12 “Curtir” de cada vez, o que facilita muito…
    Minha opinião: vale a pena testar http://www.asloo.com e ver o que vcs acham! eu particularmente to achando muito bom e indico pra todo mundo da área.

  • Arthur Campos disse:

    Bom dia Camila!

    Concordo com vc que em um primeiro momento essas trocas de “Curtir” parecem não ser a melhor alternativa para as marcas que busquem aumentar sua audiência no Facebook, mas quando uma pessoa que faz parte dessas comunidades e curtem uma empresa, mesmo sem saber do que se trata, começa a receber posts e conhecer essa empresa. Isso já é bem legal para a empresa.
    Eu mesmo acabei curtindo empresas que eu não conhecia, mas que gostei tanto que acabei comprando seus produtos e recomendando para outras pessoas.
    Como eu trabalho com web, tb vi casos que esses Curtir iniciais de empresas que entraram no Facebook não decolavam, pois as pessoas entravam nas páginas das empresas e viam números de Curtir muito baixos associavam que a empresa não passava credibilidade.
    A partir do momento que essas empresas entraram para essas comunidades e criaram campanhas, ganharam muitos Curtir e depois não precisaram investir mais, pois os Curtir começaram a vir automaticamente.

  • Camila!
    Parabéns pelo texto! Passei a te seguir nas mídias sociais pela capacidade que tem em transformar os termos técnicos para serem facilmente entendidos. Teus artigos estão muito bem elaborados. Parabéns e obrigado por compartilhar teus conhecimentos.

  • Fábio disse:

    Parabéns Camila, as informações foram muito importantes para mim, pois transformei meu perfil pessoal em fanpage, visto que já tinha atingido o número máximo de amigos e estava com mais de 1200 pendentes, porém de um dia para o outro o nível de curtidas nos meus posts que variavam em torno de 100, despencou para pouco mais de 20 quanto transformei o perfil em fanpage. Vou me utilizar dos seus conselhos para recuperar o nível de interação.

  • Camila Renaux disse:

    Oi, Fábio!

    Fico super feliz em saber que você gostou do post :)
    Você está sentindo “na pele” os efeitos do Edgerank e as dicas desse post com certeza irão ajuda-lo.

    Abraços,
    Camila

  • Camila, gostei muito do seu post. Senti isso quando coloquei um anúncio no Facebook. As curtidas no blog estavam na média de 1 a 5 por dia (tinha dia que não tinha nenhuma!). No dia 24 de setembro 2013 coloquei um anúncio (estava com 494 curtidas no total, pois meu blog é novo – lançado em 14 de dezembro de 2012) no face – e já no primeiro dia recebi mais de 100 curtidas (exatamente 107 curtidas) e vem se mantendo essa média e hoje (11 de outubro 2013)já estou com 2.315 curtidas. Quer dizer, em apenas 18 dias consegui 1821 curtidas, 4 vezes mais do que consegui em 8 meses! O orçamento é de 11,00 por dia, o que dá 330/mês. Esperava ficar só por um mês, mas deu tão certo que pretendo arcar com esse anúncio por mais algum tempo. Suas explicações foram muito eficientes para compreender mais um pouco sobre esse tipo de propaganda eficiente, até certo ponto barato, se comparado com outros meios de promover alguma coisa. E o que é mais importante: está dando ótimo reultado!! Um grande abraço! Obrigado e mais uma vez, parabéns!

  • Parabéns pelo post! Estou chegando a 200 curtidas só com o meu esforço, mas vejo que vou precisar desse upgrade! Bjs

  • Existe alguma outra forma de se fazer o pagamento ao Facebook sem o uso de cartão de crédito?

    • Camila Renaux disse:

      Oi, Paulo!

      Infelizmente a única maneira de realizar pagamentos no Facebook é através do cartão de crédito. O pagamento via boleto está liberado apenas para grandes contas, com investimento em mídia superior a 30 mil reais por mês – que são as contas de atendimento direto, através de um gerente.

      Apareça sempre!

      Abraços,
      Camila

  • Fábio Alves disse:

    Adorei o post vi sua página hoje, eu criei uma página sobre um seriado americano ‘Revenge’ e em menos de um mês consegui quase Mil curtidas, o número de curtidas vai aumentando a cada dia sem que outras páginas divulgue a nossa, mas enfrento um problema em que tudo o que posto em novas idéias as outras páginas postam iguais, e sempre que vou falar com eles sai brigas! O que eu poderia fazer para criar uma coisa inovadora? Pois conteúdo bom lá não falta todos falam que são ótimos! Se quiser dar uma olhada a página é essa: http://facebook.com/FCRevengeBrasil

    • Camila Renaux disse:

      Oi, Fábio!

      Que bom saber que você gostou do conteúdo do Marketing Drops e também que sua FanPage ganha fãs com tanta facilidade :)

      Pelo que vi na Fan Page, você já coloca sua assinatura nas imagens, o que impede apropriação indevida. Sobre conteúdo em texto, não há como barrar a cópia, o esforço melhor investido é garantir o relacionamento com quem é fã, reforçando esse vínculo. Sobre a ideia inovadora, por que não perguntar aos fãs o que eles querem saber, que conteúdos preferem, etc.? Seria uma maneira legal de ouvir o público!

      Abraços,
      Camila

  • Flávia Moraes disse:

    Olá, Camila! Muito bom o post, me esclareceu algumas coisas. Parabéns! Mas ainda tenho uma dúvida. Na Fan Page que gerencio, quando faço uma publicação de texto ela tem um alcance muito maior do que quando adiciono imagem. Existe alguma lógica para isso? Abs

    • Camila Renaux disse:

      Oi, Flávia!

      Que legal que você gostou do post :)

      Isso é raro, geralmente as imagens alcançam mais pessoas, mas isso não é um regra. Você coloca essa imagem em um álbum ou na linha do tempo? Se puder, passe o link da sua página para que eu possa avaliar melhor :)

      Abraços,
      Camila

  • Liah disse:

    pretendo abrir uma página voltada a negócios e empreendedorismo da região que moro mas não tenho recursos financeiros para otimizar os posts. Como posso fazer para ter maior alcance de pessoas interessadas? O objetivo principal é justamente despertar as pessoas onde moro a desenvolverem a região. Ficaria muito feliz se eu pudesse estimular o crescimento comercial, empreendedor da minha região. E não sei como fazer isso porque a opção que você me deu é pago e tentei inicialmente criar a página mas os custos são por cada noticia postada. Impossível para mim financeiramente e acabei deixando um pouco de lado. Obrigada.

    • Camila Renaux disse:

      Oi, Liah!

      Entendo perfeitamente a sua frustração! Vai ficando cada vez mais claro que o investimento financeiro é um grande diferencial para uma atuação forte no Facebook.

      Porém, esse não é o único caminho! Conteúdo diferenciado, de qualidade, para um público alvo específico gera resultados. Não desanime! Apesar de ser mais lento, o crescimento baseado em conteúdo e engajamento pode ser eficaz e duradouro.

      Abraços,
      Camila

  • Flávia Moraes disse:

    Oi, Camila! Obrigada por responder. O link da página é http://www.facebook.com/cahuvideo

    Quando faço essas comparações, é com imagem na linha do texto, porque acho que realmente a imagem chama (ou deveria chamar) mais atenção do usuário. Mas eu posto de todas as maneiras que sei: texto, imagem, álbum, link e vídeo.

    Obrigada!

    • Camila Renaux disse:

      Oi, Flavia!

      Pois é, o que acontece na sua página só reforça que não existem regras para o sucesso e aceitação de conteúdo no Facebook. Pelo que parece, seu público aceita melhor as publicações em texto e – uma possibilidade – é a do Facebook entender essas postagens como algo diferente em meio à avalanche de imagens e dar prioridade na exibição, tudo através de algoritmo, claro. Outro ponto que precisa ser avaliado é se o conteúdo que você coloca em texto não é mais relevante pro público, razão para eles viralizarem isso. Enfim, vamos ficar de olho :)

      Apareça sempre!!

  • Olá Camila, eu já impulsionei uma anuncio da nossa página do face e correu bem, o entanto queria fazer uma segmentação ainda mais acertada. As minhas dúvidas são:
    1ª como é qeu consigo segmentar por cidade? ou por região? (apenas consegui filtrar por país e por grupos de interesse);
    2ª Como é que consigo segmentar por idades superiores a 65 anos? (aparece a opção de idade com o limite máximo de 65 anos, ma eu queria também chagar a pessoas mais idosas!. Obrigado.

    • Camila Renaux disse:

      Oi, Vitor!

      Tudo bem?

      Você pode filtrar por cidade no mesmo local que filtrou por país, basta selecionar o check box (nome técnico para aquela “bolinha” que fica marcada como opção) e digitar o nome da cidade – que pode ser mais do que uma. Aqui neste link estão mais detalhes: https://www.facebook.com/business/criar-anuncios

      Sobre as idades, o Facebook engloba todos em “acima de 65 anos”, já que esse público é menor no Facebook, geralmente formado por pessoas mais jovens, entre 25 e 45 anos.

      Caso tenha mais dúvidas, entre em contato :)

      Abraços,
      Camila

  • livia disse:

    Camilia ,estou com uma duvida ,a cobrança dos anuncios diarios da minha fan page so serão cobrados quando tiver aquele numero de curtidas ou é cobrado a cada curtida ? por ex coloquei na fan assim 1o reais -133 curtidas ,nesse caso eu so pg quando tiver 133 curtidas ou a cada uma ? e como faço para cancelar esta cobrança ???
    se puder me ajudar desde já agradeço

    • Camila Renaux disse:

      Oi, Lívia!

      Eu não entendi a sua dúvida :( Você comenta que colocou uma meta de curtidas, mas na verdade, em anúncios segmentados do Facebook você determina um valor de orçamento e um prazo. Essa cobrança por curtida (ou clique) vem do modelo de negócio do próprio Facebook, que assim como Google, não cobra somente por visualizações.

      Respondendo em parte a sua dúvida, o Facebook sempre irá cobrar por clique no seu anúncio e também um percentual por visualização. Porém, essa cobrança tem um limite – que é orçamento que você estabeleceu. Ele cobra por dia e geralmente debita o valor (na fatura do cartão) por um período – cerca de 7 dias.

      Se possível, explique melhor como foi essa seleção de 133 curtidas para eu te orientar melhor :)

      Bjs!

  • cristiano disse:

    legal o artigo, tenho uma duvida, tenho anuncio do blog teve 500 curtidas, porem fanpage só tem 27 curtidas. Porque as curtidas do anuncio não passar automaticamente para fanpage???

    • Camila Renaux disse:

      Olá, Cristiano!

      Tudo bem?

      Acredito que esse “anúncio” do seu blog seja uma publicação no Facebook. Estou certa? Realmente, nesses casos essas curtidas não passam automaticamente. As curtidas na página se dão através de outro tipo de anúncio.

      Se você costuma ter esses resultados em suas publicações, sua FanPage tem bastante potencial de ganho de curtidores. Se possível, me encaminhe o endereço dela para que possa analisar melhor.

      Apareça sempre :)

  • Porque verificando os perfis da maioria das pessoas que curti o site através dos anúncios pagos no Facebook( CURTIDAS NA PÁGINA)são perfis incompletos com poucas informações? Diferente dos perfis dos amigos que tem informações sobre local onde reside , estado civil,trabalho,onde estudou e muito mais… São verdadeiro esses perfis?

    • Camila Renaux disse:

      Olá, Evaldo!

      Tudo bem?

      Primeiramente é importante verificar a segmentação da campanha para esse anúncio. Se ela estiver muito ampla, os anúncios serão mostrados a perfis amplos, que podem sim estar incompletos. O ideal é sempre segmentar as campanhas e anúncios, deixando cada vez mais específico o público alvo, o que evita que perfis incompletos – e fora do público – sejam os curtidores da página. Para saber se esses perfis são “fakes” seria necessário uma análise mais detalhada, como número de amigos e publicações, mas de uma forma geral os anúncios feitos diretamente no Facebook não trazem perfis falsos, isso é mais comum em campanhas de “compras de likes”.

      Abraços,
      Camila

  • Kedman disse:

    Camila, muito bom dia!

    Estou com dúvida e acredito que você pode me ajudar: Impulsionei uma publicação, porém após um determinado tempo essa publicação aparece como não impulsionada, pois tem mais de 20% de texto na imagem, a minha dúvida é o que acontece com o investimento? Eu perco? Eu posso utilizar em outra campanha? Não é debitado?

    Desde já agradeço :)

  • Renata disse:

    Oi Camila,
    Migrei para a fan page e estou atrapalhada ainda rs

    Como eu migrei, os meus amigos do FB são os que curtiram automaticamente a página.
    AS minhas publicações não deveriam aparecer automaticamente para eles?
    Muitos não conseguem ver o que eu publico.

    Não aparece pra quase ninguém.
    =/

    • Camila Renaux disse:

      Oi, Renata!

      Sua FanPage está sofrendo as consequêcias do EdgeRank, que conforme explico no post, faz o conteúdo publicado aparecer para um percentual reduzido de fãs. Isso é ainda mais normal em perfis que migraram para páginas.

      Abraços e boa sorte!

  • Salvio disse:

    Excelente artigo Camila!

  • Carlos disse:

    Olá Camila,estou tentando alavancar uma campanha no blog e no face para se obter mais tráfego na rede,acho que o o blog tem potencial mas não é tão visualizado e curtido quanto eu gostaria.Alguma sugestão para dar inicio à esta campanha?Abraços.

  • Isabel disse:

    Bem mais claro do que a maioria que encontrei! (:

  • Kátia Carvalho disse:

    Oi Camila! Estava procurando por esse assunto e a sua explicação foi a mais clara que encontrei!! Só tenho uma dúvida, se puder me esclarecer: qual a média ideal para o custo por fã? É o mesmo do custo por clique, certo? Obrigada!!

    • Camila Renaux disse:

      Oi, Kátia!

      Que bom que gostou, fico feliz!

      O custo por fã nem sempre é o mesmo do custo por clique, visto que podemos ter cliques não convertidos em fãs – o que é raro, mas acontece. Sobre a média ideal, ela sempre depende do público alvo, da concorrência e do mercado, mas costuma oscilar entre R$0,30 e R$1,10. Isso em uma média, ok? É sempre complicado afirmar essas coisas com muita certeza, visto que cada caso é um caso. Mas acaba sendo um referencial no dia a dia, sejamos francos ;)

      Abraços,
      Camila

  • Bom dia, excelente materia, me tirou algumas duvidas sobre as campanhas do Facebook. Roberto

  • O seu artigo é realmente útil e está muito claro.
    Tenho apenas uma pergunta que será, porventura, muito básica.
    O que significa “x fãs viram a sua publicação”? Na prática um fã, pode aceder ao seu Facebook e não “ver” todas as publicações que estão no seu “feed in” de notícias. Como é que o Facebook sabe que viu a “nossa” que pode ser, por exemplo, a “20ª” quando o fã entra na página. Assim, só poderia ver a minha publicação se percorrer todas as publicações do seu “feed in” de notícias. O Facebook consegue saber? Ou “viram a publicação” significa que ckicou nela? Obrigado.

    • Camila Renaux disse:

      Olá, Manuel!

      Fico feliz que tenha gostado do post! O Facebook sabe mensurar o número de “impressões”, ou seja, o número de vezes que determinado conteúdo foi mostrado – por consequência visto – na rede social. Entendo a sua dúvida, e usarei um exemplo do mundo offline para exemplificar: muitas vezes podemos ter visto um Outdoor, mas isso não significa que lemos, refletimos ou que lembraremos daquilo posteriormente. Infelizmente, essa avaliação não pode ser feita de forma automatizada, por isso o Facebook usa a contabilização de impressões/visualizações. Sobre ter que “percorrer” todo o feed, na prática não funciona bem assim. O fator que determina o que aparece para quem não é somente o cronológico, também envolve o engajamento de amigos com a publicação, a sua afinidade com a marca que publica, a frequência com que a marca publica novas postagens na rede, etc. Por isso, algo mais antigo pode estar visível para você – baseado nos demais fatores – e não estar visível para um amigo seu. Ficou mais claro? :)

  • Carlos disse:

    Olá.
    Tenho vontade de impulsionar minha fanpage, mas tenho medo de erros na hora da cobrança, com por exemplo cobrar mais do que o combinado.
    É seguro?
    No aguardo, obrigado.
    Carlos

  • Luciana disse:

    Boa tarde, Camila!
    Gostaria de saber o que significa “200 pessoas falando sobre isso”. 200 como exemplo.
    Obrigada e parabéns pela postagem!

    • Camila Renaux disse:

      Olá, Luciana!

      O “falando sobre isso” é uma métrica que atualiza diariamente e pode ser vista em até uma semana de todas as pessoas que de alguma forma interagiram na página. Isso inclui curtir, comentar, compartilhar – sejam fotos ou postagens – publicar no mural, fazer check in, mencionar a página em alguma publicação, interagir com eventos criados, etc. Enfim, qualquer interação com aquela Fapage. Segundo o próprio Facebook “Trata-se de um bom medidor do quanta conversa está sendo gerada por uma página no Facebook. É um bom indicador de como as páginas estão indo e como gerar mais conteúdo em torno delas.”

      Abraços,
      Camila

  • vania disse:

    Ola, muito boa a explicação, mas tenho uma duvida, quando eu clico que o orçamento é 30,00 e 10dias por exemplo, esse valor é cobrado por dia ou pelo periodo de dez dias? Obrigada por sua atenção.

  • Olá, acabei de descobrir o seu site justamente porque estou com duvidas com relação a anuncio no facebook. Fiz uma campanha anterior e tive curtidas na pagina já no primeiro dia. Ontem resolvi anunciar de novo, mas defini interesses e publico e alterei de CPC para CPM, em 24 horas não tive um curtir. Não consegui entender se fiz algo errado ou não então desativei o anuncio. Voce pode me ajudar ? http://www.facebook.com/fidelizaclientes

    Agradeço antecipadamente

    Márcia Oliveira

    • Camila Renaux disse:

      Olá, Márcia!

      Tudo bem?

      O anúncio pode levar até 48 horas para ficar ativo, por isso é prudente aguardar esse período. Se depois disso ainda não trouxer resultados, recomendo que exclua a campanha e configure outra. Sei que o retrabalho é chato, mas é a maneira mais eficaz de sanar o problema.

      Abraços!

  • Rafael disse:

    Muto boas as dicas. Eu sempre procuro implementar as melhores práticas no meu site http://www.veradonna.com.br.

  • Paulo Sebin disse:

    Aconteceu uma coisa muito curiosa. Tenho uma fan page de receitas culinárias. Tinha, em média, apenas 30 curtidas mensais. De uma hora para a outra passou a ter mais de 1.500 curtidas por semana. Não fiz nada para conseguir tantas curtidas assim. Não fiz anúncio, é tudo orgânico. Eis uma curiosidade enorme para eu entender o que pode ter acontecido.

    A fan page que aconteceu isso é: https://www.facebook.com/saboreiereceitasculinarias

    • Camila Renaux disse:

      Oi, Paulo!

      Realmente muito curioso! Notei que os posts não possuem muita interação e nem compartilhamentos. Vou tentar verificar o que houve e te aviso! Também fiquei “com a pulga atrás da orelha” :)

      Abs!

  • Laodicéia disse:

    Muito boa essa matéria!!! mais as curtidas que recebo são mais na pagina do Facebook que na fan page :/ por que será?
    E para Intagram tem dicas legais tbm? Para aumentar nossos seguidores?
    Nossa Fan Page :https://www.facebook.com/DuplaLouvorA2
    Intagram:http://instagram.com/duplalouvora2
    Abraçossss

  • Eliano disse:

    Contratei o serviço de anúncios do Facebook, acontece que 20% das curtidas que recebo na page são falsas.
    Ja baixei um anti-Malware mais continua acontecendo.
    Se alguém ja passou por isso me manda uma dica.
    Valeu!

  • Olá Camila, achei muito interessante seu post, e gostaria de saber como aumentar minha relevância na pagina: cpc 0,25 cpm 12,37 a pontuação de relavÂncia está 3/10 taxa de clique está 6%

  • Elaine disse:

    Olá Camila! Muito bom seu texto parabéns!! Comecei a anunciar hoje no facebook para obter mais curtidas, no entanto até agora nada de curtidas novas. Você sabe se isso é normal mo primeiro dia ou já deveria estar aparecendo curtidas?
    Agradeço sua atenção desde já!
    Elaine

    • Camila Renaux disse:

      Oi, Elaine!

      Tudo bem?

      Fico feliz em saber que gostou do texto! O anúncio pode levar 24 horas para ser ativado. Se em até 48 horas nenhuma curtida seguir, verifique se a campanha está ativa, no seu painel. Muitos fatores podem levar uma campanha a não ser ativada: problemas no cartão de crédito, alguma irregularidade com imagens e até mesmo um erro (bug). Nesses casos, basta corrigir ou deletar a campanha para começar uma do zero.

      Abraços,
      Camila

  • Deivid disse:

    Ola Camila boa noite! Minha namorada vende bijuterias e acessórios, na maioria das vezes sendo divulgada pelo perfil próprio dela e no instagram, agr criamos uma Fanpage! Notei que em 1 mes , eu convidei todos meus amigos e os amigos dela do face para a fanpage mas só chegou aos 300curtidas, então eu comecei a promover a pagina e coloquei para o público apenas da nossa cidade e uma cidade vizinha para filtrarmos nossos clientes mais próximos, coloquei 20reais e em 1 dia ganhamos 220 curtidas o que me deixou muito empolgado! Então impulsionei nossa pagina ate 1000 curtidas! E pretendo impulsionar mais, agr a minha duvida é: agr que temos mil seguidos é a hora de começar a impulsionar PUBLICAÇÕES ? Como publicações de promoção, quem comprar um cordao ganhar um brinco por exemplo e assim filtrar para nossos seguidos e da nossa cidada, ou ainda é cedo demais? Já li MT coisa pela NET e o seu conteúdo é MT bom e deu pra entender que marketing no face sem ganhar dibheiro praticamente não existe mais! Kkkk Desde já muito grato!!!

    • Camila Renaux disse:

      Oi, Deivid!

      Tudo bem?

      Fico super feliz em saber que gostou do post :)

      Para poder te orientar de forma correta precisaria de maiores informações como métricas de resultado e objetivos de Marketing. Mas, em linhas gerais, notamos que na prática o ideal é sim fazer o que você sugere (alcançar um número maior de curtidores e a partir daí impulsionar publicações), justamente para melhorar os resultados esperados e garantir um bom engajamento com o conteúdo. Uma maneira de otimizar o investimento é escolher cautelosamente o que deve ser impulsionado, como você mesmo comenta, citando o exemplo das promoções com foco na sua cidade. Vai fundo! Desejo sucesso!

      Abraços

  • Lorena Feitoza disse:

    Boa tarde Camila, gostei muito do seu texto. Faço a assessoria de uma banda, usamos a fanpage para divulgação dos eventos, a página foi criada a mais ou menos 4 meses e temos em média 800 curtidas. No entanto, os posts (não pagos) produzem poucas curtidas (10 em média) levando em consideração o número de seguidores.Como podemos aumentar os likes? A solução seria mesmo impulsionar a publicação, ou algo mais?

    Grata! Parabéns pelo trabalho.

    • Camila Renaux disse:

      Oi, Lorena!

      Tudo bem?

      Fico super feliz em saber que gostou do conteúdo do meu blog :)

      O ideal é usar uma estratégia de conteúdo super aderente ao que o público alvo procura. Mas serei franca: na prática, isso apenas não basta. É preciso ter o melhor conteúdo, mas também impulsionar. Com o aumento da concorrência no Facebook (hoje todas as empresas e marcas estão lá), depender somente de conteúdo é arriscado. A exceção são marcas ou pessoas muito queridas por seus fãs ou influentes, que tem o apelo que vai além do Facebook. Chamamos isso de “branding” e o exemplo mais comum é a Coca Cola. Todo mundo conhece, todo mundo já experimentou, muitas pessoas são apaixonadas pela marca e pelo produto.

      Uma sugestão é usar os shows para divulgar a página, manter relacionamento próximo com os fãs e usar os músicos como “gatilhos” de interação, assim como fazem os Foo Fighters. De vez em quando tem vídeo do vocalista, conversando com os fãs, que adoram, claro!

      Desejo sucesso!

      Abraços

  • Joana Sagula disse:

    Ola. Amei o texto acima, obrigada, no entanto tenho uma duvida. Toda vez que compartilho algo direto e em glupos ganho curtidas, mas elas nao sao somadas no total. Tenho o gerenciador de anuncios sera que e isso . Obrigada

    • Camila Renaux disse:

      Oi, Joana!

      Tudo bem?

      Que legal que gostou do post! :)

      Quando você compartilha diretamente, essas curtidas acabam ficando com quem compartilhou (a pessoa) e não com a marca. Por isso não contabilizam.

      Acredito que tenha sido isso pelo que entendi da sua dúvida, mas se for outra coisa, basta me escrever, ok?

      Bjs,

  • ezequiellimao disse:

    Excelente postagem! Observei que se queremos atingir público, devemos investir. Contudo, penso que existe outra forma: batalhar estas curtidas em comentários de outras páginas ou garimpar nossos clientes na rede.

    Utilizo para isso atualmente o Yahoo Respostas (sessão negócios e finanças) e páginas relacionadas a empreendedorismo.

    Se eu investir, o caminho vai ser mais fácil, sem dúvida!