Crowdsourcing: os novos sabores Ruffles

Lembram que há alguns posts atrás, falamos que o crowdsourcing criava um cenário interessante para as marcas? Vou compartilhar com vocês esse case fantástico, viável e… brasileiro! A marca Ruffles engajou seu público jovem em uma promoção […]

Lembram que há alguns posts atrás, falamos que o crowdsourcing criava um cenário interessante para as marcas? Vou compartilhar com vocês esse case fantástico, viável e… brasileiro!

A marca Ruffles engajou seu público jovem em uma promoção de inovação aberta para o lançamento de três novos sabores de batata. Na primeira etapa da promoção “Faça-me um sabor” os participantes deveriam cadastrar a ideia no site da Ruffles (que virou hotsite da promoção – olha um tendência de divulgação surgindo por aí), escolher um nome criativo para este produto e enviar uma imagem que exemplificasse o conceito. Parecido com aquele momento em que o Departamento de Marketing explica o novo produto para a Diretoria, não é?

Entre as quase 2 milhões de ideias enviadas por consumidores de todo o país, foram escolhidos os três vencedores. Este foi o maior número de participantes registrado na promoção, já realizada no Reino Unido, Austrália, Turquia e África do Sul.

Os três finalistas receberam R$ 20 mil em barras de ouro, irão estrelar as campanhas na TV e estampar as embalagens de Ruffles nas lojas de todo o país. Os novos sabores – Strogonuffles, Yakissobaaa! e HoneyMoonstard – estarão à venda de julho a setembro e a preferida do público permanecerá no mercado por pelo menos mais três meses. A escolha do vencedor leva em conta o desempenho de vendas (60% do peso) e, como não poderia deixar de ser em uma promoção de crowdsourcing, a votação pública pelo site (40% do peso da seleção final).

A proposta mais ousada é a forma de premiar: o vencedor receberá além de R$ 50 mil em barras de ouro, o inédito prêmio de 1% sobre todo faturamento líquido gerado pelo novo produto nos primeiros seis meses, tornando-se uma espécie de sócio da PepsiCo.

A revista EXAME publicou um dado interessante sobre essa promoção, que pode ser vista como uma validação de pesquisa de mercado: “Houve participação de todas as regiões do Brasil, sem exceção, sendo 17,82% de inscrições da região Sul,60,4% da região Sudeste, 6,95% da região Centro-Oeste, 12,69% da região Nordeste e 2,14% da região Norte.” Cabem aqui métricas interessantes para as perguntas: onde está nosso público? Onde se concentram nossos lovemakers? Onde devem ser alocados nossos recursos de Marketing?

As empresas devem estar preparadas e estruturadas para lidar com críticas – uma breve pesquisa no Reclame Aqui trouxe resultados por consumidores insatisfeitos com os critérios da escolha, na qual uma comissão julgadora levou em consideração a originalidade do sabor, a adequação ao perfil da marca Ruffles, a imagem mais criativa e a ordem de envio da sugestão.

Qual seu sabor/nome favorito? HoneyMoonstard ganhou voto aqui no Marketing Drops :]

Foto de capa por imagesthai.com

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