Tudo sobre o Digitalks Day em Curitiba

Marketing Drops esteve em Curitiba no dia 11/08 e conferiu o Digitalks Day e tudo que o foi falado pelos palestrantes. O objetivo do evento era discutir tendências em web e social media, sem ser […]

Marketing Drops esteve em Curitiba no dia 11/08 e conferiu o Digitalks Day e tudo que o foi falado pelos palestrantes. O objetivo do evento era discutir tendências em web e social media, sem ser técnico, focando nas estratégias.

Tudo sobre o Digitalks Day em Curitiba

O público era eclético: anunciantes, publicitários, jornalistas, agências digitais e offline, curiosos, estudantes de Comunicação e gerentes de Marketing ansiosos por entender mais sobre o mundo fascinante – e 100% mensurável – da web.

O objetivo desse post não é transmitir na íntegra cada palestra e sim, demonstrar em tópicos breves a essência do que foi discutido. Quem quiser saber mais sobre algum ponto específico, é só deixar um comentário ou entrar em contato com o Marketing Drops.

Stand do patrocinador Seekr no Digitalks

O dia começou com as palestras sobre Business Intelligence de Ari Meneghini da IAB BRASIL e Alex Banks, da COMSCORE. O que é Business Intelligence mesmo? Trata-se de um processo de coleta, organização, análise, compartilhamento e monitoramento de informações que oferecem suporte à gestão de negócios. Aqui quem faz a festa é o pessoal de Web Metrics (ferramentas: Ibope, NetRatings, ComScore, TGI, etc.), Web Analytics (ferramentas: Google Analytics, WebTrends, Omniture, Woopra, Yahoo! Analytics, etc.), da Pesquisa de Marketing (qualitativa e quantitativa), Estatística e também todos os profissionais de Social Media Metrics (ferramentas: Seekr, Radian6, LiveBuzz, etc.).

Palestras cheias de números e indicadores e algumas citações que resumem o cenário interativo no Brasil:

“O Orkut cresceu 30% no ano passado e não está morrendo. São 32 milhões de usuários que não devem ser ignorados. O que está acontecendo é apenas um overlap de audiência.”

“No Brasil, tudo que conecta pessoas parece dar certo.”

Após o coffee break, a palestra de Marcelo Abrileri da MOL deu pistas sobre ações assertivas em Marketing Online e Gabriel Kenski da MEDIA FACTORY foi categórico: “Profissional de Comunicação que odeia matemática está fora do mercado web, aqui tudo tem que ser medido e quem não sabe calcular ROI não terá sucesso”. Aliás, essa foi uma citação constantemente repetida pelos palestrantes, acostumados com o dia a dia de mensuração constante.  Gabriel deu uma mini aula de Matemática Financeira e mostrou fórmulas sobre taxa de conversão, ticket médio, ROI, resultados e margem de lucro, além de compartilhar um case interessante da GE Money no Brasil.

 

Depois do almoço, hora das mulheres palestrarem: Adriana Sonu da ABRIL e Manuela Villela do GOOGLE deram show. Adriana falou de moda, agregadores de ítens, e-commerce de luxo, usabilidade, navegabilidade e novas plataformas para quem quer vender moda na Internet. Cases expostos: Click-`a-Porter, Net-a-Porter e Brand’s Club. Manuela fez uma palestra dinâmica e cheia de cases, mas o destaque fica para o que o Google considera as grandes tendências para web: busca local (potencializada pelos uso de celulares, quando você está em Curitiba no Digitalks e procura pelo melhor restaurante japonês próximo ao Hotel Pestana, por exemplo), mobile e suas vertentes (o exemplo anterior já dá pistas do que vem por aí), plataformas sociais (lembram que tudo que conecta pessoas parece dar certo no Brasil?) e streaming (eventos e shows transmitidos ao vivo pelo Youtube).

Leandro Ferrari da AUNICA falou sobre a incrível Tagnologia, um sistema de categorização e tagging (dar nome, identificar) para toda a informação presente na web, sendo um dos sustentáculos da web semântica ou 3.0, a Internet que sabe o que você quer e o que você procura com base em suas “migalhas” e rastros de navegação.

Casa cheia no Digitalks Day Curitiba

Rodrigo Tigre, da BOLSA DE MULHER fez um fashback do surgimento da web, contando a história desde as épocas de Tim Berners-Lee e traçando paralelos com a TV, o celular e o cinema. Falou de software, hardware, daquilo que foi tendência mas não ficou (como os palms) e deixou claro que é na integração de telas que mora o futuro da Internet no Brasil. Trouxe muitas dicas para quem é da blogosfera e mostrou caminhos sensacionais para unir conteúdo de qualidade com publicidade. Um dos cases foi o da Intimus, que usava o Bolsa para dar dicas de moda para primavera (que tinha no Floral sua maior tendência) e na sequência entrava a vinheta sutil, falando sobre o novo absorvente íntimo com estampas florais. Os vídeos bem feitos e adequados ao público eram a prova de que para estar bem na Internet é preciso fazer gestão de conhecimento – gerar conteúdo relevante, 24/7. Rodrigo também falou do filme Desenrola, um projeto voltado aos teens com verdadeiro engajamento em social media. Além de casting online o filme lançou uma série de ações (antes do lançamento oficial do filme): blog, presença digital, concurso de beijo cinematográfico, concurso de arroto com a Coca Cola e um concurso de bandas que queriam aparecer no filme.

Caio Bottiglieri, da NOKIA, mostrou que uma estratégia de cauda longa (aguardem posts exclusivos sobre isso aqui no blog) aliada ao Oceano Azul – fazer diferente da concorrência – pode funcionar. Indo contra a corrente dos smartphones, Caio apresentou dados que comprovam a penetração de aparelhos sem acesso à Internet no Brasil e como as ações voltadas ao envio de SMS dão certo dentro da estratégia da Nokia. Você esperava algo assim em um evento de Internet? Mostra o quanto a integração entre mídias é essencial!

Doug Ribas, do PagSeguro, falou sobre as perspectivas do e-commerce no Brasil. Mostrou números, falou sobre o que vem por aí e compartilhou cases sobre esse segmento em consolidação no Brasil e como o PagSeguro está presente nesses momentos estratégicos.

Fábio Ricotta falando sobre SEO

O Digitalks terminou com a palestra de Fábio Ricotta da Mestre SEO, uma referência em Search Engine Optimization (Marketing de Busca). Numa palestra animada e cheia de brincadeiras, Fábio deixou o lado técnico de lado e mostrou uma forma simples para estar bem colocado nas buscas: ser referência sobre um assunto. Dicas: procure dúvidas de usuários nas mídias sociais e as responda, dê palestras, crie um blog, monte um canal no Youtube com tutoriais, faça streaming de cursos, descubra o que seus seguidores do Twitter querem saber para postar conteúdo efetivamente relevante (a ferramenta export.ly ajudará você nessa tarefa) e mostre seu conhecimento! A palestra está disponível no Canal Slideshare do Fábio.

Para saber mais, acesse o site do Digitalks e programe-se para estar presente no próximo evento.

Foto de capa por Mikael Kristenson

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